Mak Soi Kun quer detalhes sobre sucesso e fracasso de programa de apoio a jovens empresários Economia

 

1-mak-renato-marques

O deputado Mak Soi Kun exige que o Governo explique como chegou aos resultados que indicam um elevado grau de sucesso do programa de ajuda a jovens empresários lançado pelo Governo em Agosto de 2013. A iniciativa prevê a concessão de linhas de crédito a jovens empreendedores que queiram iniciar o seu próprio negócio.
O director dos Serviços de Economia, Tai Kin Ip, afirmou que desde o lançamento do Plano de Apoio a Jovens Empreendedores, 811 candidaturas foram aprovadas. Noventa por cento dos projectos que receberam luz verde do Executivo mantêm-se operacionais, enquanto apenas 10 por cento terão, entretanto, encerrado, sustenta o deputado Mak Soi Kun, citando uma notícia publicada na imprensa local.
Numa interpelação escrita enviada ao Governo, Mak Soi Kun frisa que as estatísticas do Executivo mostram que “o plano conseguiu alguns efeitos e contribuiu para o empreendedorismo dos jovens”. No entanto, o deputado exige saber como é que o Executivo categorizou casos de sucesso e de fracasso e chegou àquela conclusão.
O deputado pergunta se as autoridades fizeram algum estudo de acompanhamento desde o lançamento do Plano de Apoio a Jovens Empreendedores, se foram realizadas avaliações de desempenho e se essas experiências – as bem sucedidas e as fracassadas – foram partilhadas por outros jovens. Mak Soi Kun quer saber, por exemplo, se os tais 90 por cento dos casos de sucesso são protagonizados por jovens pertencentes a famílias abastadas ou da classe média e ainda se os provenientes de famílias pobres iniciaram os negócios a partir do zero e apenas com o valor do subsídio. Nos casos de fracasso, Mak Soi Kun quer saber o nível de dívida que acumularam e a sua capacidade para pagá-la.
O deputado quer ainda mais informações sobre as medidas tomadas pelo Governo para apoiar os jovens empresários que viram os seus projectos fracassar e pergunta inclusive se o Governo tem prevista a concessão de apoio psicológico em casos da índole. Em relação aos casos brindados com êxito, o deputado quer conhecer mais detalhes: qual é a escala desses negócios hoje e que impacto e benefícios sociais estão a trazer à comunidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s