Macau disputa torneio de apuramento para o Asiático de hóquei em campo

 

No primeiro jogo, disputado no sábado, o adversário foi a selecção de Taiwan e a equipa da RAEM acabou por perder por 2-0. Ontem, frente à selecção anfitriã – Hong Kong – a formação local voltou a sofrer novo desaire, perdendo por 5-1.

1-hockey

Rodrigo de Matos

A selecção de Macau de hóquei em campo encontra-se em Hong Kong, a disputar o 5.ª Taça AHF, um torneio que envolve oito equipas e cujo vencedor irá preencher a última vaga no Asiático do próximo ano, para o qual já estão apuradas as grandes potências da modalidade na Ásia. Ontem, Macau perdeu o segundo encontro disputado na competição, depois de ter perdido na estreia, frente à selecção de Taiwan, por 2-0, em desafio disputado no sábado.
Esta segunda-feira, frente à selecção da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, Macau não conseguiu evitar uma pesada derrota por 5-1. Chan Ka Kun inaugurou o marcador para a selecção anfitriã logo aos oito minutos. Aos 19 minutos e à passagem da meia hora de jogo, Tsang Kin Kan dilatou para 3-0 a vantagem de Hong Kong.
A formação do território só na segunda metade conseguiu reduzir, com Wong Chong Nam a deixar a sua marca no encontro aos 41 minutos, antes de Felix Iu e Chow Ho In terem encerrado a marcha do marcador, com golos apontados aos 52 e aos 60 minutos.
No primeiro embate, disputado no sábado, Macau dispôs de algumas oportunidades para marcar mas esteve mais acertado o conjunto de Taiwan, que inaugurou o marcador ainda na primeira parte com um remate de Li An-Szu, aos 33 minutos. Na segunda parte, Chang Chia-Ming elevou a contagem para 2-0, aos 41 minutos, após a cobrança de um canto.
“Taiwan foi mais feliz na concretização. É uma equipa mais jovem e fisicamente mais bem preparada do que nós. Macau é uma equipa mais experiente, mas neste jogo isso não chegou para vencer”, resumiu Filipe Senna Fernandes, presidente da Associação de Hóquei de Macau, em declarações ao PONTO FINAL, ontem antes de apanhar o ferry boat para ir ver a selecção disputar o seu segundo jogo, frente à equipa da casa.
Além de Hong Kong e Taiwan, o grupo A, em que se encontra Macau, integra ainda a selecção vencedora da última edição, o Bangladesh, que se estreou com uma vitória sobre Hong Kong, por 4-2. O restante grupo engloba as equipas de Singapura, Tailândia, Sri Lanka e Uzbequistão.
As hipóteses de Macau vencer o torneio e apurar-se para o Asiático, que se disputa no próximo ano em sede ainda a designar, são praticamente nulas. “É muito difícil competir contra estas equipas. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e trazer o melhor que conseguirmos. Se não ficarmos em último, já terá sido um óptimo resultado”, admite Senna Fernandes, sublinhando que a missão de Macau neste torneio era sobretudo participar. “É importante estarmos presente nestas provas para adquirirmos rodagem e ritmo competitivo”, explica.

Modalidade a recuperar estatuto

Uma delegação da Associação de Hóquei de Macau esteve no Dubai, entre os dias 10 e 13 deste mês, a participar no Congresso que a Federação Internacional de Hóquei (FIH) realiza a cada dois anos. “Foi muito boa a nossa participação, a primeira sob a minha direcção. Foi muito importante, na medida em que estamos a trabalhar para recuperar o estatuto que esta modalidade chegou a ter em Macau e isto serviu para reatar laços com as federações de outros países e reforçar as nossas relações nomeadamente com a Federação Asiática”, avançou Filipe Senna Fernandes. “Este foi um congresso em que se fez história porque tivemos eleições e, pela primeira vez, um asiático foi eleito para presidir a FIH, o indiano Narinder Batra”, acrescentou.
Os contactos ali efectuados, adianta o responsável, poderão ser valiosos para abrir caminho a uma maior participação de Macau em competições internacionais, mas também para conseguir os apoios para o lançamento de programas de desenvolvimento do hóquei, academias para árbitros, entre outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s