Director da PJ quer penas pesadas para crimes informáticos

3.Chau.jpg

A incidência em Macau de crimes graves e violentos “mantém-se baixa” afirmou o director da Polícia Judiciária (PJ) , Chau Wai Kuong, no programa Fórum Macau da emissora em língua chinesa da Rádio Macau, ontem dedicado à prevenção e combate à criminalidade.
Já o número de crimes cibernéticos e de crimes relacionados com o jogo tem vindo a aumentar. A Polícia Judiciária diz ter tomado já medidas para analisar casos e tendências, intensificou a investigação e procedeu ao reforço de pessoal.
Entre os crimes cibernéticos cada vez mais comuns estão os relacionados com as estações base ilegais, dispositivos electrónicos utilizados com cada vez mais frequência para a promoção de burlas. Estas estações consistem em computadores com ligações à Internet e as ligações móveis sem fios, que são instalados em residências, automóveis ou mesmo mochilas em movimento, a partir dos quais são enviadas mensagens fraudulentas com o fim de enganar cidadãos e turistas. Chau Wai Kuong defendeu no programa Fórum Macau que para responder a este tipo de crimes é necessário “aumentar as penas”, por forma a criar um ambiente mais dissuasivo. O responsável apelou, inclusive, ao Secretário para a Segurança, que considere uma emenda à lei de combate à criminalidade informática.
O director da Polícia Judiciária avançou ainda que o número de casos de fraude telefónica caiu de 157 casos no ano passado para 19 casos entre Janeiro e Outubro de 2016; enquanto que o número de assaltos caiu de 386 em 2012 para 45 no período entre Janeiro e Outubro deste ano.
Em relação à criminalidade violenta, Chau Wai Kuong disse que a PJ adopta a estratégia de “resolução rápida dos casos”, em menos de 12 horas, potenciando a cooperação entre as diferentes polícias e entre a polícia e o público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s