Cientistas japoneses desenvolvem solução para aliviar dor de “membro-fantasma”

article-0-0cf543e800000578-306_634x470
Investigadores japoneses desenvolveram um dispositivo capaz de reduzir a dor dos pacientes com membros amputados ou paralisados que sofrem da chamada síndrome do “membro fantasma”.
O dispositivo torna possível “modular as actividades cerebrais relacionadas com os movimentos dos membros fantasma, que eram difíceis de alterar com a terapia existente”, explicou o professor adjunto da Universidade de Osaka Takufumi Yanagisawa, que lidera o projecto de investigação, à agência Efe.
Melhorar este novo aparelho “fará com que a dor do ‘membro fantasma’ seja tratável no futuro”, sublinhou. A dor do membro fantasma é uma síndrome de que padecem pessoas que perderam membros – por amputação ou paralisia – e que continuam a experimentar as sensações desse membro ou dor, a qual geralmente não pode ser aliviada com analgésicos convencionais:
“Uma teoria popular mas cada vez mais controversa diz que [a dor] resulta de uma inadaptação à reorganização do córtex senso-motriz, o que sugere que a indução experimental de uma maior reorganização deveria afectar a dor, especialmente se resulta em restauração funcional”, refere o estudo, publicado na revista especializada Nature Communications.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s