Cantores timorenses fazem sucesso em concurso indonésio

 

1Dois cantores timorenses – Maria Vitoria e Gerson de Oliveira – estão a causar sensação num concurso musical de uma televisão indonésia que está a concentrar as atenções em Timor-Leste, onde a onda de apoio aos artistas continua a crescer.
Os dois jovens fazem parte de um grupo de seis que se apresentou à edição deste ano, a segunda, do Dangdut Academia Asia, transmitido pelo canal de televisão indonésio Indosiar, que nos últimos tempos é o mais visto em Timor-Leste.
A participação dos jovens, cujos talentos já eram conhecidos em Timor-Leste, tem suscitado dezenas de milhares de partilhas de vídeos, fotos e comentários de apoio nas redes sociais, tendo o líder histórico timorense, Xanana Gusmão, chegado a participar de surpresa numa das galas.
Os dois jovens, que em alguns momentos respondem em tétum às perguntas dos apresentadores – necessitando de tradução para indonésio, a língua em que cantam nas galas – estão a conseguir também grande apoio do público na Indonésia.
Maria Vitoria e Gerson de Oliveira foram escolhidos depois de um processo de pré-selecção que decorreu em Timor-Leste com um concurso sem precedentes no país, onde participaram dezenas de cantores timorenses, alguns dos quais já animam festas e têm mesmo videoclips e álbuns amadores gravados.
Como exige o concurso, têm que interpretar temas musicais num dos estilos mais famosos da Indonésia – o dangdut – que é seguido também em vários países da região incluindo Singapura, Malásia e Brunei.
Especialistas notam que o dangdut vai buscar as suas influências a outro dos estilos musicais mais famosos na indonésia – o kroncong – que, por sua vez, nasceu das influências musicais trazidas para a região por navegadores portugueses.
No caso do kroncong há mesmo quem compare o seu tom, melodia e formato a uma mistura entre o fado e as músicas taraab, da África oriental que foi evoluindo criando o dangdut que, por sua vez, é quase uma mistura entre música do cinema indiano e música latina.
Apelidados de princesa e príncipe do dangdut em Timor-Leste os dois jovens têm nos próximos dias mais testes do júri e do público e, se passarem, poderão cantar na grande final do concurso televisivo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s