Tiago Monteiro torna-se o primeiro português a vencer a Corrida da Guia

 

Acidentes, “safety car” e interrupções foram uma constante durante as corridas com os carros da última ronda do TCR International Series, mas no final Tiago Monteiro conseguiu ser o mais forte e fez ouvir a “Portuguesa” pela primeira vez no pódio da Corrida da Guia. Já Comini, visivelmente agastado com as interrupções, tornou-se bicampeão do TCR International Series, no ano em que a prova se despede de Macau.

1-monteiro

João Santos Filipe

Tiago Monteiro (Honda) tornou-se ontem à tarde o primeiro português a triunfar na Corrida da Guia desde que esta passou a integrar o Grande Prémio de Macau, em 1972. Após ter arrancado do terceiro lugar, Monteiro ultrapassou os carros que partiram da primeira fila da grelha – os Volkswagen de Stefano Comini e Jean Karl Vernay –  no início e nunca mais largou o comando. No fim o piloto do Honda Civic demorou 45:38.635 a cumprir sete voltas ao circuito da Guia, entre períodos de “safety car” e interrupções da corrida:  “Foi fantástico, realmente fantástico. No passado já tinha estado perto de vencer no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo e mesmo há dois anos fui forçado a desistir a três curvas do fim com um problema na direcção. Precisava de uma espécie de vingança”, disse Tiago Monteiro no final da prova.

“É uma prova muito tensa e é por isso que uma pessoa gosta muito desta corrida. Participar no Grande Prémio de Macau é uma sensação estranha e posso dizer que hoje [ontem] de manhã acordei um bocado nervoso”, revelou o português.

Esta esteve longe de ser uma corrida tranquila e logo na terceira volta, após um acidente de Sunny Wong (Citroen) a prova foi interrompida. No recomeço, apesar de ter Comini atrás de si, Tiago Monteiro conseguiu uma vantagem que lhe permitiu segurar a primeira posição nas duas voltas seguintes, que seriam as últimas sem safety car. Já o suíço foi ultrapassado logo no recomeço pelo colega de equipa, Vernay, e mais tarde pelo espanhol Pepe Oriola (Seat).

Mesmo assim foi Comini quem fez a festa no final ao alcançar o título de bicampeão no âmbito da TCR International Series.

“Foi uma caminhada muito complicada e este título só foi possível com o auxílio do Jean [Karl Vernay], que também correu para me ajudar durante a corrida. Acaba mais por ser mais um triunfo da equipa do que meu e quero agradecer-lhes. Mesmo que não tenhamos corrido assim tanto”, afirmou no fim o piloto da VW.

 

Primeira manga com duas voltas

 

A vitória de Comini só foi possível porque na primeira manga, também pontuável para o campeonato, o líder do campeonato James Nash (Seat) colidiu na curva do Hotel Lisboa com Matej Homola (Seat). Como consequência do toque, Nash partiu o eixo traseiro e limitou-se a conduzir até às boxes, o que fez com que tivesse de partir muito atrasado para a corrida decisiva e tivesse a sua vantagem reduzida para meio ponto.

Se na segunda manga os pilotos só conseguiram realizar cinco voltas sem “safety car”, a primeira das duas corridas cumpridas no Circuito da Guia não foi muito melhor. Ao longo de duas horas, apenas foram realizadas duas voltas sem que a corrida estivesse interrompida. Esta sessão prejudicou Tiago Monteiro que partiu da pole mas foi ultrapassado ainda no arranque por dois pilotos da Volkswagen. Perante este cenário o português nunca mais conseguiu recuperar a primeira volta, tendo de partir para a segunda manga no terceiro posto.

No final Tiago Monteiro prometeu regressar à Guia, desta feita integrado no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) e com a equipa oficial Honda: “Sem dúvida que vou voltar para o ano. Ainda não sei se é oficial, mas o WTCC regressa no próximo o ano. Foi uma ronda que fez muita falta nos últimos dois anos em que esteve ausente”, sublinhou.

Nota ainda para um erro da organização, que se esqueceu de mostra a bandeira de xadrez na última volta, o que fez com que os pilotos realizassem a volta de consagração ao ritmo de competição, até lhe serem mostradas as bandeiras vermelhas, quando já circulava na curva da Melco.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s