Preço do metro quadrado cresceu mais dez mil patacas no período de um ano

3-housing-market

O preço médio do metro quadrado das fracções habitacionais no território atingiu 89.430 patacas em Outubro, traduzindo um aumento de mais de dez mil patacas face ao período homólogo do ano passado.

De acordo com os dados disponibilizados na sexta-feira no portal da Direcção dos  Serviços de Finanças – respeitantes às transações de imóveis destinados a habitação que foram declaradas para liquidação do imposto de selo por transmissão de bens – num intervalo de um ano, o preço médio do metro quadrado aumentou 10.086 patacas.

Apesar da subida do preço médio do metro quadrado, o número de frações transacionadas sofreu uma subida significativa em termos anuais homólogos: 1.162 contra 383 em Outubro do ano passado.

Das três áreas de Macau avaliadas pela Direcção dos Serviços de Finanças, a Península foi onde se verificou o maior número de transmissões – 725 contra 297 em Outubro de 2015 – onde o preço médio do metro quadrado foi de 81.391 patacas  – contra 74.547 patacas  em igual período de 2015.

O preço das casas também se manteve em alta na ilha de Coloane, com o valor médio a atingir 125.272 patacas, o mais elevado das três zonas, onde foram vendidas em Outubro 231 frações, contra as 24 consumadas em igual período do ano passado.

Já na ilha da Taipa, o número de vendas subiu de 62 para 206, tendo sido a única zona onde o preço médio por metro quadrado sofreu uma descida: de 88.555 para 87.025 patacas.

Desde a liberalização de facto do jogo em Macau, ocorrida em 2004, com a abertura do primeiro casino fora do universo do magnata Stanley Ho, o sector imobiliário tem estado sempre em alta. No entanto, os preços começaram a cair no início de 2015, registando desde então flutuações.

O preço médio do metro quadrado das casas em Macau caiu 13 por cento no cômputo do ano passado face a 2014. O acesso à habitação, devido aos preços elevados, é um dos maiores motivos de queixa da população de Macau.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s