Paul Poon vence Taça de Carros de Turismo de Macau e dilacera sonho de Filipe de Souza

 

O piloto macaense lutou até ao fim, mas faltou velocidade de ponta nas zonas rápidas para vencer. Já Álvaro Mourato teve problemas técnicos e revela que este pode ter sido o seu último Grande Prémio de Macau.

15078842_1353665944645041_4784866651155660919_n

João Santos Filipe

O macaense Filipe Clemente de Souza (Chevrolet) ficou ontem a menos de meio segundo de concretizar o sonho de vencer a Taça de Carros de Turismo de Macau, ao terminar a prova no segundo lugar, a 0.476 segundos de Paul Poon (Peugeot). O piloto de Hong Kong triunfou, tendo necessitado de um tempo de 42:43.455 para percorrer as 12 voltas do Circuito da Guia.

A presença em duas ocasiões do “safety car” em pista ainda permitiu a Souza sonhar. Contudo no último sector da prova, após o gancho da Melco, o Peugeot conseguia cavar para o Chevrolet uma vantagem muito significativa, que não permitiu a Filipe de Souza tentar a ultrapassagem na recta da meta ou mesmo antes da curva do Hotel Lisboa. Só na zona da Guia o macaense conseguia aproxima-se do adversário:  “Estou triste, podia ter tido um resultado melhor. Mas comparando o meu carro com o Peugeot não chegava para vencer. Só conseguia chegar-me ao Paul Poon na Guia, mas tentar ultrapassar lá é um risco muito grande. Se houvesse um acidente ficávamos os dois fora da corrida… Fiz o possível, mas não estou contente, a sério que não estou”, disse Filipe de Souza, ao PONTO FINAL, com um ar visivelmente abatido.

A corrida ficou marcada por dois acidentes que levaram à entrada do “safety car”. O Primeiro teve protagonista Samson Fung (Peugeot), na segunda volta, com o piloto de Hong Kong a perder o controlo do carro e embater nas barreiras. Depois, no recomeço da corrida, à quinta volta, Cheong Chi Hou (Chevrolet) e Zhang Han Biao (Mini) tocaram-se e causaram a segunda entrada do “safety car”.

Célio Alves Dias, em Mini, ficou no quarto lugar, depois de ter rodado durante algum tempo na posição mais baixa do pódio, tendo sido ultrapassado por Alexander Fung, da Peugeot. Após a corrida, o piloto reconheceu que aproveitou as desistências, mas que também dificilmente poderia aspirar a mais: “Os Peugeots estavam muito fortes. Ainda tentei segurar o terceiro lugar mas foi impossível, nas rectas era muito complicado defender-me”, explicou ao PONTO FINAL. “Também é verdade que conseguimos aproveitar os erros dos outros, porque se terminassem todos talvez não conseguisse estar numa luta pelos lugares tão cimeiros”, frisou.

 

Mourato pondera abandonar

 

Por sua vez, Eurico de Jesus, aos comandos de um Ford, terminou a sua corrida no sétimo lugar, porém, no final, queixou-se dos incidentes que o impediram de rodar a um bom ritmo:

“Estou contente com o resultado, mas não estou feliz com os meus tempos por volta porque o melhor que consegui foi três segundos mais lento do que durante a qualificação. Houve demasiados acidentes na corrida e foi difícil ter um bom ritmo”, defendeu.

Finalmente, Rui Valente (Mini) e Álvaro Mourato (Peugeot) terminaram a prova em 15.º e 19.º, respectivamente. Sobre a prova, Valente explicou que correu a pensar no subsídio, não correndo riscos, tendo perdido três posições na última volta devido ao que suspeitou ser falta de combustível.

Já Álvaro Mourato – que foi obrigado a entrar nas boxes logo muito cedo com problemas técnicos, usou uma expressão popularizada pela peça “Um Chá de Sonho”, do Grupo de Teatro Dóci Papiaçám di Macau, para descrever a sua prestação: “Desgraça!”. Depois revelou que está a ponderar abandonar a competição: “Talvez não corra mais, estou a pensar na reforma (risos). Acho que este regulamento de 1.6 Turbo está mal. Não me dou bem com ele e por isso não vale a pena estar aqui a gastar dinheiro”, revelou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s