Alexis Tam considera método de entrega de subsídios a pilotos locais justo

 

Transparente, justo, correcto e imparcial. Foram estes os adjectivos utilizados pelo secretário para os Assuntos Sociais e Cultura para definir o método da entrega de subsídios aos pilotos locais. Alexis Tam mostrou-se ainda satisfeito com as duas vitórias alcançadas por pilotos portugueses em Macau.

1-alexis

João Santos Filipe

 

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, afirmou que o método para a atribuição dos subsídios do Governo aos pilotos locais é justo e que não vai sofrer alterações. O actual mecanismo vigente tem sido alvo de críticas por parte de alguns dos participantes nas provas porque caso um piloto não termine a competição em que se inscreve no Grande Prémio de Macau, no ano seguinte não tem direito a receber o apoio do Governo da RAEM. Assim muitos pilotos sacrificam um bom resultado para garantir que chegam ao final da prova: “Este método de atribuição de subsídios é considerado por nós correcto e imparcial porque não é atribuído apenas a um piloto. Temos de pensar em todos os pilotos locais. Só em Macau, que eu saiba, é que temos este tipo de atribuição de subsídios para pilotos”, disse Alexis Tam, no final da cerimónia do pódio da corrida da Taça do Mundo de Fórmula 3, a prova-rainha do Grande Prémio.

“Poderão analisar e estudar a situação, mas o método é uma forma transparente e justa para toda a gente. Em Macau há muitos pilotos com talento. Todos os pilotos gostariam de ter mais subsídios, mas infelizmente não pode ser, tem de haver um limite”, acrescentou.

Alexis Tam respondeu igualmente a perguntas sobre a edição deste ano do Grande Prémio de Macau, a primeira desde 1999 em que João Manuel Costa Antunes, antigo presidente da Comissão Organizadora do Grande Prémio, não esteve à frente da prova: “Estas três corridas foram muito boas. Penso que a nossa equipa – e este Grande Prémio envolve muitos serviços dos quais o Instituto do Desporto é apenas um exemplo, assim como o Automóvel Clube de Macau – esteve muito bem. Foi uma prestação muito boa e estou muito feliz com esta corrida”, defendeu o responsável.

Quando questionado sobre as razões de estar tão satisfeito com as corridas, Alexis Tam admitiu a sua satisfação por ver dois pilotos portugueses, António Félix da Costa e Tiago Monteiro, vencer em Macau: “Já vi muitas corridas desde 1999 até agora e esta edição do Grande Prémio foi uma das melhores. Pelo menos dois portugueses ganharam (risos)…. Fiquei muito feliz e até tive oportunidade de falar com o António [Félix da Costa]. Mas não fui o único a ficar feliz, toda a comunidade portuguesa também fica muito feliz por ouvir o hino [português]”, admitiu o secretário. “Nunca se ouviu o hino [português no pódio do Grande Prémio] por duas vezes no mesmo dia, só nesta edição e, portanto, todos temos de ficar contentes”, sublinhou.

Após Tiago Monteiro ter revelado que no próximo ano o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) vai estar de volta a Macau e que ele está a contar regressar ao volante de um Honda Civic, Alexis Tam também abordou o assunto. Caso esta prova se confirme, o Grande Prémio pode mesmo receber três provas internacionais chanceladas pela Federação Internacional do Automóvel:  “Claro que temos como objectivo ter três taças internacionais e vamos fazer o nosso melhor. Mas isso não depende apenas de nós, também depende da outra autoridade, a FIA”, admitiu.

“Não estamos apenas abertos para receber o WTCC, também outras competições (risos)… Ainda é muito cedo para falar deste assunto, mais tarde poderá haver algo para dizer, mas temos de negociar e isso depende de muitos factores”, sublinhou

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s