Multiculturalidade marca Semana de Jazz de Macau

A Semana de Jazz de Macau arranca a 27 de Novembro com o concerto dos The Asian Jazz All-Stars  Power Quartet, grupo criado pelo pianista Jéremy Monteiro.  O programa prossegue por Dezembro, com a realização de “workshops” e uma “jam session” que vai juntar músicos locais ao “Tommy Ho Power Trio”, de Hong Kong. A semana encerra com o quarteto da saxofonista Shawan Yang, de Taiwan.

1-jeremy-monteiro

Cláudia Aranda

Na quinta edição da Semana de Jazz de Macau, a associação que organiza a iniciativa – a “Macau Jazz Promotion Association” (MJPA), fundada em 2010 – fez questão de tornar a ocasião “memorável”, disse ao PONTO FINAL o director da MJPA, Mars Lei. Por isso, o organismo decidiu trazer o pianista de jazz Jeremy Monteiro, de Singapura, e a sua banda, The Asian Jazz All-Stars Power Quartet, como foi anteriormente noticiado pelo PONTO FINAL: “Tínhamos esta banda internacional, de grande nível, e estamos felizes por tê-los no concerto de abertura”, que se realiza a 27 de Novembro, às 20h, no pequeno auditório do Centro Cultural de Macau (CCM). Jeremy Monteiro traz consigo o saxofonista Tots Tolentino, das Filipinas, o baterista Hong Chanutr Techatana-nan, da Tailândia, e o guitarrista Eugen Pao, de Hong Kong, que já actuou em Macau no Jazz X Jazz, do Festival Internacional de Música.

A multiculturalidade marca esta quinta edição da semana de jazz, que encerra a 11 de Dezembro, um domingo, no teatro D. Pedro V, com a actuação, pelas 16h, do quarteto liderado pela saxofonista de Taiwan, Shawan Yang, à qual se juntam os músicos Yu-Ying Hsu, no piano, Vincente Hsu, no baixo, e Wei-Chung Lin, na bateria.

O concerto inaugural é o único com entrada paga – 120 patacas –  e a ter lugar no CCM. Os restantes eventos têm entrada livre e vão acontecer entre 8 e 11 de Dezembro, em diferentes espaços.

Na quinta-feira, dia 8, é a vez de Tommy Ho, músico, produtor e compositor de Hong Kong, com uma carreira de pelo menos duas décadas, orientar uma palestra no “Ace Music Centre”, no número 325 da avenida da Praia Grande, sobre a história da indústria do jazz na região vizinha. A palestra será dirigida em cantonês. Ho vem liderar um seminário, mas também traz a sua banda, o “Tommy Ho Power Trio”, com Liang Chun Wai no baixo e John Abraham na bateria. Formado nos Estados Unidos da América, Ho estudou com músicos de jazz de peso na cena musical norte-americana, como Joe Pass, Larry Carlton , Robben Ford, Howard Roberts, Joe Diorio, Don Mock ou Pat Marino.

O concerto “Big Jazz Jam”, que vai juntar músicos locais e convidados – incluindo o “Tommy Ho Power Trio” –  realiza-se na sexta-feira, dia 9, na Casa Garden, e não no final da semana de jazz, como é costume: “Normalmente temos a ‘jam session’ a fechar a semana, mas desta vez quisemos aproveitar a presença de Tommy Ho em Macau. Assim vamos ter mais interacção entre os músicos locais e os principiantes e estes músicos muito experientes”, referiu Mars Lei.

No dia 10 vai haver duas actividades no mesmo local, na Associação de Cordas de Macau (“Macau Strings Association”), no número 121 A da avenida Almirante Lacerda, junto ao Mercado Vermelho. Às 15h realiza-se um “workshop” ou oficina de música com o quarteto de Taiwan, de Shawan Yang, uma iniciativa que, na opinião de Mars Lei, “é muito útil”, porque os jovens músicos “podem interagir e aprender”: “Geralmente é muito produtivo e frutífero, por isso continuamos a realizar estes ‘workshops’”, disse. À noite, pelas 20h, realiza-se o concerto “Macau Jazz New Forces” ou “As novas forças do Jazz de Macau”, que vai juntar a Big Band do Conservatório de Macau com o grupo “Monday Jazz Combo”, da MJPA, para mostrar o que de mais recente se faz na cidade.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s