Investimento estrangeiro subiu 4,2 por cento até Outubro

 

A yuan banknote is displayed next to a U.S. dollar banknote for the photographer at a money changer inside the Taoyuan International Airport, Taiwan

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) na República Popular da China subiu 4,2 por cento entre Janeiro e Outubro, face ao mesmo período do ano passado, para 666.300 milhões de yuan, segundo dados oficiais difundidos hoje.

Contudo, os investimentos recuaram 6,5 por cento caso se tenha como referência o dólar, devido à desvalorização da moeda chinesa face à norte-americana ao longo do último ano.

O Ministério do Comércio destacou o aumento do investimento no sector dos serviços. O capital externo no sector terciário subiu 9,1 por cento, nos primeiros dez meses do ano, para 471.000 milhões de yuan, representando agora 70,7 por cento do total.

Na alta tecnologia, o IDE quase duplicou – subiu 90,2 por cento em termos homólogos – para 79.180 milhões de yuan.

Pequim está a promover uma reconfiguração do modelo económico da China, visando uma maior preponderância dos serviços, em detrimento da indústria pesada.

Nos primeiros dez meses do ano, as empresas norte-americanas investiram na China mais 79,8 por cento do que no mesmo período de 2015. Já o investimento oriundo de empresas sediadas em países da União Europeia avançou 41,5 por cento.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s