Farmácia de Sun Yat-sen abre em Dezembro

09_08_01

A antiga farmácia de Sun Yat-sen vai abrir ao público em Dezembro depois de concluídosos trabalhos de recuperação do edifício, segundo notícia veiculada pela Rádio Macau, citando fontes do Instituto Cultural.

A Rádio Macau adiantou ainda que a abertura deverá acontecer a 15 de Dezembro, mas o Instituto Cultural não confirmou a data certa para a cerimónia oficial de inauguração do espaço recuperado.

O prédio, no número 80 da Rua das Estalagens, foi adquirido em 2011 pelo Executivo, que pagou 36 milhões de patacas. O edifício fez parte dos primeiros 10 bens imóveis propostos para integrar a lista do Património Cultural de Macau.

A destruição do edifício foi evitada, mas foi preciso comprovar que a casa tinha sido a Farmácia Chong Sai, utilizada por Sun Yat-sen – o fundador da China moderna e primeiro presidente da República da China – como fachada para as reuniões secretas onde se terá conspirado a queda do governo imperial Qing.

Entre os documentos encontrados estava o registo predial, em que “há uma descrição que coincide com aquilo que conseguimos

a ver ‘in loco’”, afirmou em 2011 o presidente do Instituto Cultural, Guilherme Ung Va Meng.

Em 1892, Sun Yat-sen veio para Macau exercer medicina no Hospital Kiang Wu, tornando-se no primeiro médico de etnia chinesa praticar medicina ocidental no território.

Durante os trabalhos de recuperação, foi ainda descoberta, no subsolo, uma antiga estrutura de granito, de grande escala, que se pensa serem as ruínas do que em tempos foi um cais ou um porto, adiantou a Rádio Macau.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s