Rutter com moto afinada para conseguir o seu nono triunfo na Guia

O recordista de vitórias na prova de motos do Grande Prémio de Macau diz que regressa à procura de um título que já lhe foge há três edições. O veterano tem consciência de que a concorrência dos compatriotas que venceram nos últimos três anos não vai facilitar a tarefa de elevar a sua marca histórica no evento.

1-rut

Rodrigo de Matos

De regresso a um circuito que conhece como ninguém, o motociclista britânico Michael Rutter falou ontem aos jornalistas à margem de um evento dinamizado pela organização do Grande Prémio no Lago Nam Van. Vencedor na prova de duas rodas do Grande Prémio de Macau por oito ocasiões, Rutter vai tentar uma vez mais alcançar um triunfo que lhe tem fugido nas últimas três edições e fazer história ao inscrever o seu nome na lista de vencedores pela nona vez. Para além das oito vitórias, desde que se estreou na Guia em 1993, subiu ainda ao pódio por 16 vezes. A sua BMW, garante, está pronta para encarar o desafio e para contribuir para que suba à tribuna de honra pela 17.a vez:

“A moto está boa. Corremos com ela na TT da Ilha de Man e nalguns outros meetings, por isso já estamos bem melhores do que no ano passado, em que não tínhamos qualquer prática com o motociclo. Não me tinha sequer sentado nela até chegar aqui, de maneira que este ano, o contacto que já tive com a máquina vai ajudar muito”, adiantou o piloto. O veterano conta, no entanto, com um grande obstáculo pela frente: a qualidade da concorrência. “Vai ser difícil. Temos corredores muito, muito bons, na nossa própria equipa [Bathams/BMW]. Temos o Peter Hickman, que venceu no ano passado, e temos o Stuart Easton, que venceu quatro GP de Macau [2008, 2009, 2010 e 2014]. Mas há outros que, obviamente, vão ser muito difíceis de bater. O Ian Hutchinson [da Tyco BMW, vencedor em 2013] tem estado a correr de forma fantástica. Vai ser difícil ganhar esta corrida”, antevê.

O britânico, que venceu na Guia pela última vez em 2012, considera que o calor pode atrapalhar um pouco a corrida, se se fizer sentir um dia como o de ontem: “Temos roupas de couro e, como se pode imaginar, a ventilação nos nossos uniformes não é brilhante. Mas temos experiência de anos a correr neste tipo de condições e estamos habituados”, diz no entanto.

Natural de Wordsley, na região das Midlands Ocidentais, no Centro-oeste de Inglaterra, o veterano de 44 anos recorda-se bem da sua estreia em Macau, há 23 anos. “O ano de 1993 foi o meu primeiro aqui. Ainda me lembro da excitação da primeira vez que vim da Inglaterra para correr em Macau. Era um local especial na altura, como continua a ser agora”, considera.

 

Glenn Irwin preparado para a sua estreia

 

Ao contrário de Rutter, outro britânico – o escocês Glenn Irwin – chega para pisar o asfalto da Guia pela primeira vez, aos 26 anos. Aos comandos de uma Ducati da equipa Be Wiser, Irwin é considerado uma das revelações desta temporada no Campeonato Britânico de Superbikes (BSB), ao alcançar pódios de forma fulgurante noutras provas em que também teve a sua estreia: a North West 200 e o GP do Ulster.

“As coisas correram bem esta época no BSB e tivemos alguns bons resultados e nenhum grande acidente”, recordou o piloto, citado pelo site norte-irlandês News Letter.

A preparação para a estreia na Guia, conta, foi dura e envolveu o visionamento de vídeos e treinos de ginásio: “Vou tratar Macau com o maior respeito”, adianta o piloto, considerando que o GP de Macau pode vir a ser “a cereja em cima do bolo” a coroar uma boa temporada. Para o conseguir, o jovem piloto promete ficar afastado ao princípio do paraíso de diversão que a cidade tem para oferecer: “Ouvi histórias sobre Macau mas não vou encarar esta como uma corrida de férias. Eu logo tomo mais do que uma bebida quando a corrida tiver terminado. Tirando isso, ninguém se vai sequer aperceber de que aqui estou”, promete o piloto escocês.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s