Ho Ion Sang questiona sistema de apoio para doentes com demência

O deputado está preocupado com o sistema de suporte existente em Macau para doentes diagnosticados com problemas de índole mental. Ho Ion Sang quer saber de que forma pretende o Executivo sensibilizar a população para a realidade desta doença, cuja incidência se está a expandir, face ao gradual envelhecimento da população.

1-oldlady

Ho Ion Sang  está preocupado com a escassez de especialistas e de serviços para o tratamento da demência em Macau, que diz ser insuficiente para lidar com o aumento da incidência da doença face ao progressivo envelhecimento da população. O deputado cita um estudo para concluir que a população de Macau apresenta uma baixa consciência face à doença e questiona se vai o Governo, através da educação e de campanhas, aumentar a consciência pública para esta realidade.

O deputado, eleito por sufrágio directo, fala de um aumento da incidência da demência que surge vinculado ao progressivo envelhecimento da população. Recorrendo a dados, recorda que em 2015, dos 646 mil habitantes de Macau, 58.100 tinham mais de 65 anos, o que se traduz em 8,99 por cento do total da população. Com a esperança média de vida a atingir os 84,6 anos em 2025, a proporção de população idosa deverá atingir nessa altura os 16,3 por cento, assinala.

Ho Ion Sang lembra que, de acordo com os dados existentes, actualmente há cerca de 4 mil pacientes com demência em Macau, número que deverá continuar a crescer com o gradual envelhecimento da população. Com a prevalência da doença a aumentar, o parlamentar diz que os residentes e pessoal médico do território esta “inconsciente dos sintomas, diagnóstico, cuidados e tratamento da demência”. O parlamentar considera que os serviços prestados nesta área estão ainda numa fase inicial e que o número de especialistas é insuficiente para lidar com o número crescente de idosos que sofrem de diferentes graus de demência. Para piorar o cenário, a demência é uma patologia em que os sintomas são difíceis de detectar numa fase precoce, e em que muitos doentes recusam o contacto com o médico, por receio de ficarem rotulados com a doença.

Em interpelação escrita, o parlamentar questiona como vai o Executivo aumentar a consciência pública da doença através da educação e de campanhas de sensibilização. Ho Ion Sang recorda que o Executivo divulgou um acordo de cooperação com a Associação da Doença de Alzheimer de Hong Kong para abertura de cursos sobre avaliação da função cognitiva e a iniciativa leva-o a complementar a interrogação: “Como vai o Governo conduzir cursos de formação relevantes para que o pessoal médico local possa reconhecer a demência em pacientes numa fase precoce, para os ajudar no controlo da doença numa primeira fase e prevenir a contínua deterioração?”.

Sublinhando que este é um quadro clínico que envolve inevitavelmente a família e os prestadores de cuidados que rodeiam o doente, pergunta o deputado como vai o Executivo melhorar os serviços de resposta à demência: “Tem fornecido apoio direccionado aos pacientes com diferentes graus de demência e suas famílias através de estudos de caso relevantes?”, questiona.

Ho Ion Sang refere um conjunto de ferramentas de avaliação estabelecidas para casos de suspeita de demência, definidas pelo Centro Hospitalar Conde São Januário e pelo Hospital Kiang Wu, tendo o Governo também já referido que, além das unidades de saúde, alguns grupos da sociedade civil fazem a avaliação da função cognitiva nos idosos. Pergunta, por isso, o deputado quando irá o Executivo estabelecer um padrão de avaliação unificado. “Como prestar serviços de cuidados adequados para avaliar o estado dos doentes, para evitar a sobreposição e deficiência parcial de recursos de serviço?”, questiona, por fim, Ho Ion Sang.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s