António Ng Kuok Cheong exigiu recomeço do processo de reforma democrática

 

 

151215p4t1António Ng Kuok Cheong causou ontem agitação numa sessão muito calma, quando no fim da resposta do Chefe do Executivo à sua pergunta gritou bem alto: “Recomece a reforma democrática!”. O grito do deputado pró-democrata foi uma surpresa para todos os presentes, incluindo para o presidente da Assembleia Legislativa, Ho Iat Seng, que desconcertado teve alguns segundos de hesitação antes de dar a palavra ao próximo deputado, que neste caso foi Gabriel Tong.

A intervenção do parlamentar pró-democrata já tinha ficado marcada pelo facto de ter exibido durante o seu tempo de antena três caracteres chineses imprimidos em papel onde se podia ler “Sufrágio Universal”. De resto a reforma democrática foi o tema da intervenção de Ng Kuok Cheong:  “Em 2014 [o Chefe do Executivo] comprometeu-se a desenvolver a reforma democrática. Nessa altura, um estudo mostrou também que 60 por cento dos residentes querem que em 2019 o Chefe do Executivo seja eleito por voto universal. Os residentes de Macau querem também ter o direito de propor directamente os candidatos”, afirmou o legislador na sua pergunta a Fernando Chui Sai On.

“O Chefe do Executivo deve aceder aos desejos dos residentes. Que medidas vai tomar para fazer isso?”, questionou.

Contudo, o líder do Governo sublinhou que a questão da reforma democrática não está entre as suas prioridades e que essas passam pela estabilidade económica da população. Ao mesmo tempo que respondia, Ng Kuok Cheong exibiu outra mensagem onde se podia ler: “Protesto pelo fim da reforma democrática”.

“A reforma política tem que seguir rigorosamente a Lei Básica e o poder de decisão do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional, tendo em conta a realidade de Macau”, afirmou.

“A primeira missão do Governo é manter a prosperidade e estabilidade da sociedade e promover a diversificação adequada da economia, aperfeiçoando a vida da população e melhorando o nível da qualidade da população em geral”, salientou o Chefe do Executivo.

 

J.S.F.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s