Leong Veng Chai quer lista com lugares onde é proibido escavar

 

mhill748O deputado Leong Veng Chai quer que o Governo publique uma lista com os locais nas colinas do território onde é proibido escavar e conduzir trabalhos de terraplanagem. O objectivo, sustenta o deputado, passa por assegurar a protecção do ambiente. O pedido faz parte de uma interpelação escrita enviada pelo deputado ao Governo a 5 de Outubro último.
“Quanto à realização de escavações em montanhas, é necessário um regime aperfeiçoado sobre as avaliações de impacto ambiental, a preservação e as restrições no âmbito da prevenção da poluição, assim como a elaboração duma lista da qual constem, expressamente, os locais onde serão proibidas as escavações”, escreve o deputado e membro da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM).
Leong Veng Chai destaca igualmente que em relação ao Alto de Coloane, e ao projecto para lá planeado, que o Governo nunca prestou “atenção aos eventuais prejuízos para o ambiente ecológico decorrentes das escavações nas montanhas, nem ponderou o facto de o terreno em causa ser o último reduto de pureza para a população de Macau”.
Outro dos assuntos focados pelo deputado é a protecção marinha, à luz da construção do planeamento para os novos aterros e da quarta ligação entre Macau e a Taipa.
Nesse sentido Leong Veng Chai questiona o Executivo quando vai começar a dar início ao processo legislativo para garantir a protecção dos ecossistemas marinhos em Macau, perguntando ainda se o Governo já dispõe de alguma calendarização.
Sobre este tópico, o deputado recorda que em Dezembro do ano passado, na reunião com o Conselho de Estado da China em que foi delimitada a área marítima administrada por Macau, ficou definido que a RAEM tinha de “cumprir as responsabilidades pela plena gestão das águas vizinhas, designadamente, a gestão das áreas marítimas na sua proximidade, a respectiva protecção ecológica e do meio ambiente”.
Ainda em relação à lista do património mundial em Macau, o deputado diz que devido às construções de edifícios altíssimos junto do património, que a lista passou a chamar-se “lista do património mundial em vias de extinção”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s