Albert Chu em Lisboa para divulgar produções locais

O cinema chinês e de Macau ainda têm uma presença discreta em Portugal, na opinião da directora do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa. Daí que a entidade – com o apoio da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa – se propôs a levar à capital portuguesa um realizador de Macau, Albert Chu Iao Ian, e outro da China Continental, Zhang Tao, para que estes divulguem o que por cá se faz. A semana de cinema chinês – “A China aqui ao lado” – começou ontem e decorre até sexta-feira.

1-alberto

Cláudia Aranda

O realizador de Macau e presidente da Associação Audio-Visual CUT, Albert Chu Iao Ian, encontra-se em Lisboa para promover o cinema que por cá se faz durante a semana de cinema chinês intitulada “A China aqui ao lado”. A iniciativa, que é promovida pelo Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa e pela Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, arrancou ontem e estende-se até 18 de Novembro.
O evento inclui palestras sobre o desenvolvimento do cinema de Macau, por Albert Chu, no dia 17, e sobre o cinema moderno chinês, pelo realizador da China Continental, Zhang Tao, no dia 18, assim como a exibição comentada de filmes chineses e de produções do território, bem como a inauguração de uma exposição de cartazes de filmes produzidos na República Popular da China.
Em conversa com o PONTO FINAL, a directora do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, Maria Teresa Cid, destacou a presença em Lisboa dos realizadores Albert Chu e Zhang Tao como a grande novidade desta semana de cinema chinês. Isto porque, ciclos de cinema chinês já se fizeram antes, mas sem a presença de realizadores, explicou Maria Teresa Cid. Desta vez, com o apoio da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, foi possível trazer os realizadores para divulgarem o que se faz na China em geral e, também, no território.
Na opinião de Maria Teresa Cid, apesar de se realizarem já muitos festivais e mostras de cinema em Portugal, “a presença da China é ainda muito discreta e é nossa missão divulgar mais cinema da China e de Macau”.
O Instituto Confúcio pediu aos realizadores convidados que sugerissem os filmes a apresentar, estabelecendo como único critério que a escolha fosse representativa do cinema actual, pois o objectivo é fazer “uma maior divulgação dos aspectos contemporâneos do cinema”. Este ciclo de cinema revela “filmes mais difíceis de conseguir encontrar no circuito comercial”, sendo esta “uma oportunidade acrescida para o público de Lisboa ter contacto com esta realidade”, acrescentou a responsável.
Para além de algumas das curtas-metragens realizadas por Albert Chu, vão estar em exibição na Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o filme “Caligrafia da Cidade” (“Fonting the City”), de Wallace Chan, lançado no festival Macau Indies de 2015, e “Rua de Macau”, de 2009, realizado por Sérgio Perez, autor de “Flying Over Macau”, publicado e popularizado nas redes sociais. Zhang Tao, autor do documentário “Someone’s Harvest” – apresentado no Douro Film Harvest de 2014 – vai comentar o trabalho do realizador Chen Kaige e o filme “Vai-te embora, Sr. Tumor”, de Han Yan, lançado em 2015. Está também prevista a projecção de “O Mestre”, de Xu Haofang, também de 2015, a seguir à palestra de Zhang Tao.
A semana de cinema chinês enquadra-se num conjunto de actividades que vêm sendo realizadas pelo Instituto Confúcio para a divulgação da cultura chinesa, explicou a directora daquela entidade, que se encontra estabelecida em Lisboa há oito anos. Apesar do organismo estar orientado sobretudo para a divulgação da cultura chinesa, Maria Teresa Cid explicou que, “nos últimos três ou quatro anos o Instituto Confúcio começou a fazer uma aproximação a Macau, porque fazia todo o sentido”. “A história de Macau e de Portugal assim o justificam”, concluiu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s