Matéria escura: Satélite chinês de faro apurado

dampeO satélite lançado pela República Popular da China para o espaço no ano passado para explorar a matéria escura do universo já detectou 1.600 milhões de partículas, informou no sábado o diário chinês Global Times.

Os cientistas pretendem agora analisar a informação obtida para entenderam de que é feita uma matéria que é cinco vezes mais abundante do que a visível – composta por átomos – e que se pensa que forma a maior parte do Universo.

Os cientistas estabeleceram a existência da matéria escura – considerada a parte invisível do cosmos – na década de 1970, pelos seus efeitos gravitacionais na matéria visível, mas o seu conhecimento sobre a mesma é muito escasso.

O satélite para a matéria escura chinês, chamado Wukong, foi lançado em 17 de Dezembro de 2015 e, depois de quase um ano em funcionamento, encontra-se actualmente numa órbita a 504 quilómetros de altitude desenvolvendo as suas operações com normalidade.

Este satélite inclui um telescópio espacial – o primeiro da República Popular da China – que observa a direcção, energia e carga eléctrica das partículas espaciais de alta energia.

Está previsto que durante os primeiros dois anos de operação, o telescópio faça pesquisas em todas as direcções e, passada essa primeira etapa, centre a sua actividade nas zonas onde os resultados iniciais sejam mais promissores.

Pequim colocou no sábado no espaço, com êxito um novo satélite de observação meteorológica, o Yunhai-1, a partir da base espacial de Jiuquan, situada no deserto de Gobi. O foguete foi mpulsionado por um foguete da série Longa Marcha-2D.

Este satélite, desenvolvido pela Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Xangai, vai dedicar-se à observação atmosférica, marítima e do espaço e à prevenção de desastres meteorológicos, assim como a realizar experiências científicas.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s