Empréstimos para habitação disparam 42,8 por cento em Setembro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os novos empréstimos para a compra de casa em Macau cresceram 48,2 por cento em Setembro em relação ao mesmo homólogo de 2015 e 44,3 por cento comparativamente a Agosto, indicam dados oficiais divulgados na sexta-feira.

De acordo com as estatísticas da Autoridade Monetária de Macau (AMCM), os bancos concederam 5,4 mil milhões de patacas em empréstimos, dos quais 98,8 por cento a residentes de Macau.

Os empréstimos a residentes subiram 51,3 por cento em relação a Setembro de 2015 e 49,2 por cento em relação a agosto. A AMCM considera que este crescimento foi “atribuído ao empréstimo de maiores montantes registados para um número de aprovações”.

A não-residentes foram concedidos 64, 6 milhões de patacas – menos 45,4 por cento em termos anuais e menos 60,6 por cento em termos mensais.

Os novos empréstimos comerciais para actividades imobiliárias aprovados em Setembro atingiram 9 mil milhões de patacas – menos 13,9% face ao período homólogo do ano passado. Já em termos mensais, registou-se uma subida de 21,5 por cento, segundo a Autoridade Monetária e Cambial de Macau.

O saldo bruto dos empréstimos hipotecários para habitação correspondia a 178,6 mil milhões de patacas, enquanto o dos comerciais alcançou 169,8 mil milhões de patacas no final de Setembro.

O acesso à habitação, devido aos preços elevados, constitui um dos maiores motivos de queixa da população de Macau. Em Setembro, o preço médio do metro quadrado das fracções no território atingiu 81 769 patacas, traduzindo uma diminuição ligeira fase ao período homólogo de 2015.

Estatísticas disponibilizadas no mês passado no portal da Direcção dos Serviços de Finanças respeitantes às transacções de imóveis destinados à habitação que foram declaradas para liquidação do imposto de selo, indicam que o preço médio do metro quadrado sofreu uma descida de 2,1 por cento em termos anuais e de 1,2 por cento em termos mensais.

Com efeito, o número de fracções transacionadas em Setembro registou uma subida de 49,8 por cento face a igual mês do anos passado, com 934 casas vendidas contra 466. A fasquia reflecte ainda um crescimento face a Agosto, mês em que foram transacionadas 745 casas.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s