China quer apoio de Trump à criação de zona de comércio livre na Ásia-Pacífico

US elections party in Brussels

A República Popular da China disse ontem que espera que o Presidente eleito dos Estados Unidos da América apoie a criação da Zona de Livre Comércio Ásia-Pacífico (FTAAP, em inglês), apesar de durante o período de campanha Donald Trump ter rejeitado acordos comerciais como o Tratado de Associação Transpacífico.

O gigante asiático, excluído do Tratado de Associação Transpacífico (TPP), que inclui 12 países do Pacífico, acredita que um acordo que englobe o conjunto da Ásia-Pacífico beneficiaria não apenas os interesses da China, mas também os dos Estados Unidos da América e das outras economias regionais: “Esperamos que o Presidente eleito continue a apoiar a construção da FTAAP”, disse ontem Zhang Xiangchen, assistente do ministro do Comércio chinês encarregado do comércio internacional, numa conferência de imprensa em Pequim.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Li Baodong, garantiu que a promoção dessa zona comercial será uma das prioridades na agenda do Presidente chinês, Xi Jinping, na cimeira do Fórum de Cooperação Económica Asia-Pacífico (APEC), que arranca na próxima semana em Lima:

“A economia mundial está a viver ajustes profundos. A globalização económica enfrenta contratempos. O proteccionismo comercial e os investimentos estão a aumentar”, sublinhou Li, que acrescentou que a região Ásia-Pacífico continua a ser um motor de crescimento global.

Com a chegada à Casa Branca de Trump, declarado adversário do Tratado de Associação Transpacífico, a China espera que as suas propostas de livre comércio para a região sejam mais ouvidas.

Nesse sentido, Zhang insistiu que a China está a promover a sua própria estratégia para liberalizar o comércio internacional no âmbito da APEC: “Estamos dispostos, sobre a base de promover os acordos de livre comércio vigentes, a ter discussões para os actualizar ou melhorar”, afirmou o dirigente chinês, indicando que as conversas mantidas até à data deram resultados.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s