Casa de Portugal lança disco instrumental de tributo a Carlos do Carmo

A 17 de Novembro, a Casa de Portugal lança o disco “Um Ar de Fado”, do saxofonista Paulo Pereira. O projecto, de tributo a Carlos do Carmo, foi gravado entre Portugal e Macau, integra alguns dos temas incontornáveis do fadista e conta com a colaboração de uma mão cheia de músicos.

1.CAPA FADO CD 048 ART WORK 001 out.jpg

Sílvia Gonçalves

A Casa de Portugal em Macau (CPM) lança a 17 de Novembro o álbum “Um Ar de Fado”, do saxofonista Paulo Pereira, projecto instrumental de tributo ao fadista Carlos do Carmo. O disco é apresentado com um concerto no Auditório Dr. Stanley Ho, no Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, no âmbito da série “Concertos – Ciclo de Álbuns CPM”. O espectáculo conta com a presença em palco de Luís Bento e dos músicos dos Sunny Side Up, banda apoiada pelo organismo. A 12 de Janeiro, serão os Sunny Side Up a levar ao Museu do Oriente, em Lisboa, o disco “Pessoa”, num concerto que conta também com o apoio da colectividade presidida por Amélia António.

Arrancou no início do mês, o ciclo de concertos dos álbuns editados pela Casa de Portugal. Os espectáculos decorrem todas as quintas-feiras do mês, no auditório do Consulado de Portugal: “Os álbuns foram lançados de forma dispersa, conforme foram sendo realizados. Então decidimos reunir um ciclo para que fossem apresentados todos ao mesmo tempo. Tivemos esta ideia de fazer um por semana, para não sobrecarregar a agenda das pessoas”, contou Diana Soeiro, da Casa de Portugal, ao PONTO FINAL.

A  novidade do programa está guardada para 17 de Novembro, dia em que será lançado o quarto disco editado pela CPM – “Um Ar de Fado” – com um concerto que percorre os temas tocados no álbum: “É um tributo ao Carlos do Carmo, é um álbum instrumental. Quem comandou as operações deste disco foi o Paulo Pereira, que é o nosso saxofonista, é um músico que trabalha connosco. O álbum são sobretudo interpretações de saxofone, são temas do Carlos do Carmo, com arranjos feitos pelo Miguel Noronha”, revela Diana Soeiro.  A proposta partiu do próprio saxofonista: “Foi uma proposta feita por este músico nosso colaborador, o Paulo Pereira. É um projecto instrumental, achamos que faria todo o sentido. Acolhemos muito bem a proposta, temos muita confiança no trabalho deste músico. Ele acompanhou com muita capacidade de liderança este projecto. O design foi feito pela nossa designer, a Maria Soares. Resultou muito bem, está mesmo muito bonito este disco”, defende Soeiro.

O álbum, com 10 faixas, percorre alguns dos temas incontornáveis do fadista lisboeta, como “Um Homem na Cidade”, “Lisboa Menina e Moça”, “No Teu Poema”, “Os Putos” ou “Canoas do Tejo”.  Em “Um Ar de Fado”, disco gravado ao longo de um ano entre Portugal e Macau,  Paulo Pereira contou com a colaboração de músicos como Miguel Noronha, nas guitarras, Carlos Lopes, no acordeão, Fernando Rezk, no bandoneon, Diogo Santos, no piano e teclados, Luís Bento, na bateria, e Felipe Fontenelle, no baixo.  Em palco com Paulo Pereira, no concerto do dia 17, estarão Luís Bento e os músicos dos Sunny Side Up. Tomás Ramos de Deus, vocalista da banda, vai interpretar três dos temas: “Estrela da Tarde”, “Canoas do Tejo” e “No teu Poema”. O disco terá um preço de lançamento de 50 patacas.

A 12 de Janeiro, os Sunny Side Up regressam ao Museu do Oriente, em Lisboa – por onde passaram em Julho, com o disco “Tributo a Macau” – para um concerto com o disco “Pessoa”, de tributo a Fernando Pessoa. Para além do primeiro disco de originais da banda, ainda em preparação, e que será lançado em 2017, a banda deverá regressar no próximo ano ao formato tributo: “Na Casa de Portugal estamos a pensar fazer um novo ‘Tributo a Macau’, em 2017, com os Sunny Side Up”, revela Diana Soeiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s