Japão e Índia saúdam eleição de Donald Trump

shinzo-abe-60-01-1462083810

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, felicitou esta quarta-feira Donald Trump pela eleição para a presidência dos Estados Unidos da América e garantiu que a aliança que une os dois países permanece intacta.

“Expresso as minhas sinceras felicitações pela sua eleição enquanto próximo presidente dos Estados Unidos”, disse Abe numa mensagem para o multimilionário.

“O Japão e os Estados Unidos são aliados inabaláveis ligados por valores comuns, tal como a liberdade, a democracia, os direitos do Homem fundamentais e o Estado de Direito”, acrescentou o primeiro-ministro nipónico.

Por sua vez, o chefe de Estado egípcio, Abdelfatah al Sisi, manifestou também o seu desejo de que durante o mandato do Presidente eleito, Donald Trump, se dê “um novo clima e uma maior cooperação” entre o Egipto e os Estados Unidos.

Segundo um comunicado da Presidência egípcia, Al Sisi disse que espera que com Trump no poder se fortaleça a “paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região do Médio Oriente, especialmente no âmbito dos grandes desafios que enfrenta”.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também felicitou Trump, saudando a sua “amizade” com a Índia: “Parabéns a @realDonaldTrump pela sua eleição como 45.º presidente dos Estados unidos”, escreveu na rede social Twitter o nacionalista hindu, no poder desde 2014. “Apreciamos a amizade que demonstrou em relação à Índia durante a sua campanha. Estamos ansiosos para trabalhar convosco para elevar as relações bilaterais a um novo nível”, acrescentou numa série de mensagens.

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições, derrotando, contra o que previam as sondagens, a adversária democrata, Hillary Clinton.

No discurso de vitória, Donald Trump garantiu que será o Presidente de todos os americanos e que é hora de os norte-americanos curarem as feridas da divisão e se juntarem “como um povo unido”. Hillary Clinton já ligou a Donald Trump para lhe dar os parabéns pela vitória nas eleições.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s