China acredita que entendimento com Trump é possível

3-lu-kang

As autoridades de Pequim declararam ontem que acreditam que poderão trabalhar com o novo Governo dos Estados Unidos da América no sentido de manter um “desenvolvimento estável e equilibrado” das relações bilaterais e uma gestão “responsável” dos desacordos.

“Esperamos que o novo Governo dos EUA possa trabalhar com a China”, de forma a “beneficiar os povos” de ambos os países, afirmou o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Lu Kang.

O republicano Donald Trump tornou-se esta quarta-feira no 45.º presidente eleito dos EUA, numas eleições disputadas contra a democrata Hillary Clinton.

Questionado sobre as ameaças de Trump de iniciar uma guerra comercial com a China, Lu mostrou-se confiante de que ambos os países podem gerir “de forma responsável” possíveis disputas e assegurou que a relação comercial bilateral “beneficiou a população norte-americana”.

Pequim é o principal parceiro comercial de Washington, com as trocas comerciais a atingir os 560.000 milhões de dólares, em 2015.

Na televisão estatal CCTV, a cobertura do resultado das eleições norte-americanos foi, porém, secundarizada, com o canal chinês a transmitir um programa dedicado à chamada em directo do Presidente Xi Jinping aos astronautas do laboratório espacial TianGong-2.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s