Instituto da Habitação quer responder às necessidades dos trabalhadores do ramo imobiliário

 

manhattan-apartments2

No início do próximo ano será lançado “o serviço de requerimento electrónico relativo às licenças para o exercício da actividade de mediação imobiliária”, um mecanismo que é tido como uma das principal inovações no sector ao longo dos últimos anos. Para o próximo ano está previsto ainda o lançamento de outros “serviços de requerimento e de declaração electrónicos”, lê-se em comunicado do Instituto de Habitação. O organismo liderado por Arnaldo Santos encontra-se a desenvolver várias medidas com o propósito de tornar mais fácil aos residentes e aos agentes do sector o acesso a serviços, contribuindo activamente para o desenvolvimento de um governo electrónico.
O Instituto de Habitação quis compreender as necessidades do sector no que respeita aos serviços electrónicos de consulta, declaração e requerimento de licenças. O organismo conduziu, com esse intuito, uma sessão de esclarecimento na última quinzena do mês passado e convidou os representantes das associações que exercem actividade de mediação imobiliária.
No encontro, foi apresentado ao sector o novo mecanismo a lançar no próximo ano e foram recolhidas opiniões e propostas aos presentes. Como resultado, decidiu-se que à implementação do serviço electrónico de requerimento de licença para a actividade de mediação imobiliária, acrescenta-se “o requerimento electrónico para o requerente que, pela primeira vez, solicite a licença de agente imobiliário e de mediador imobiliário”, referiu o IH em comunicado.
De forma gradual, o organismo assume a pretensão de ampliar o domínio dos serviços do sistema online de todo o tipo de requerimentos, declarações e consultas.
As informações actualizadas a 31 de Outubro e divulgadas pelo Instituto de Habitação, constatam a existência, no território, de 4,562 agentes imobiliários, 1,456 mediadores imobiliários e 1,569 estabelecimentos comerciais com licença válida, notando-se apenas um caso de infracção, no mês de Outubro, relativamente à licença de mediador imobiliário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s