Preços dos lugares de estacionamento vão encarecer

Os preços dos parquímetros vão ficar mais caros, naquela que o Governo diz ser a primeira actualização em trinta anos. Ao mesmo tempo, os autocarros batem recordes, com o Governo a prever que durante este ano vão ser transportados mais de 200 milhões de passageiros.

1-parquc3admetros

João Santos Filipe

Todas as tarifas para os lugares de estacionamento com parquímetros vão ficar mais caras, de acordo com uma proposta do Governo, ontem analisada pelo Conselho Consultivo de Trânsito. A entrada em vigor dos novos preços, naquela que é a primeira actualização em 30 anos, só vai ser aplicada a partir da publicação da actualização no Boletim Oficial.

Nos casos em que os veículos ligeiros podiam estacionar durante uma hora a troco de seis patacas, o preço sobe para o dobro, ou seja 12 patacas. Nos espaços com um limite de estacionamento de duas horas – e onde o preço pelas duas horas era de duas patacas – passa para seis patacas. Finalmente, nos estacionamentos em que uma pataca era o preço a pagar por cinco horas, passa para três patacas por apenas quatro horas, uma decisão em que o tempo de permanência máxima de um veículo é reduzido.

Já para os motociclos, nos espaços em que os condutores pagam uma pataca por duas horas passam a pagar duas patacas pelo mesmo tempo. Em relação aos locais onde era permitido estacionar durante cinco horas, esta permanência vai ser reduzida para quatro horas. No entanto, o preço vai manter-se em uma pataca, ou seja os proprietários dos veículos pagam o mesmo valor, mas por menos tempo: “Na análise tivemos em conta as necessidades de mais mobilidade e o facto do valor não ser ajustado há 30 anos. A receita foi um dos motivos na nossa ponderação, mas o nosso objectivo é aumentar a mobilidade daqueles parquímetros”, afirmou Kou Kun Pang, membro do conselho.

No caso dos veículos pesados, os lugares onde é permitido estacionar duas horas passam a ter um custo de 10 patacas, que agora é de cinco, e nos lugares onde era permitido estacionar durante cinco horas por cinco patacas, passa a haver um limite de quatro horas, apesar do preço se manter.

Além de um aumento nos preços do estacionamento, deverá também registar-se um aumento do número de passageiro nos autocarros públicos de oito por cento durante este ano. Segundo os dados fornecidos por Kou Kun Pang, vão ser 200 milhões os passageiros nos autocarros do território, quando no ano passado foram 185 milhões.

Outra novidade é a introdução de semáforos na faixa de rodagem do lado esquerdo da ponte da Amizade no sentido Macau-Taipa, quando se entra no tabuleiro. Com esta alteração o Governo tem como objectivo tornar o trânsito mais fluido naquela zona.

Além disso, ficou também a saber-se que a 28 de Novembro abrem os centros para a inspecção de veículos e motociclos no Cotai e o centro para a inspecção de motociclos na zona da Areia Preta. Quando o centro no Cotai abrir as linhas para inspecção de motociclos, o que só vai acontecer em Abril do próximo ano, os dois espaços vão ter capacidade para inspeccionar cerca de 600 veículos por dia.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s