Japão e Índia preparam-se para assinar acordo de cariz nuclear

3-modi

Os Governos de Japão e da Índia preparam-se para assinar, esta semana, um controverso acordo nuclear civil, informou este domingo a imprensa nipónica.

De acordo com o jornal Yomiuri Shimbun, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu homólogo japonês, Shinzo Abe, deverão firmar na sexta-feira o acordo que irá permitir ao Japão exportar tecnologia nuclear para o sub-continente indiano.

A concretizar-se, a Índia tornar-se-á no primeiro não-signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares a assinar tal tipo de acordo com o Japão, país que foi vítima dos bombardeamentos atómicos dos Estados Unidos nos últimos dias da II Guerra Mundial.

Segundo o Yomiuri Shimbun, os dois países estipularam que se a Índia realizar um teste nuclear o Japão irá cessar a cooperação.

No passado, o Japão evitou cooperar no domínio do nuclear civil com a Índia, citando preocupações relativamente ao Tratado de Não-Proliferação, mas aparentemente moderou a sua posição.

O jornal económico Nikkei também confirma o referido acordo nuclear, acrescentando que há uma série de outros ligados aos negócios que também devem ser firmados.

Modi visitou o Japão em Agosto de 2014 naquela que foi a sua primeira viagem fora do sul da Ásia meses depois de ter chegado ao poder; e Abe deslocou-se à Índia em Dezembro do ano passado.

Modi chega ao Japão na quinta-feira para uma visita de três dias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s