Taxa de juro em Angola permanece nos 16 por cento em Novembro

 

3-kwanzaA taxa básica de juro angolana vai manter-se nos 16 por cento em Novembro, por decisão do Banco Nacional de Angola (BNA), que mantém a perspectiva de desaceleração dos preços na economia, informou ontem a instituição.

A decisão consta da nota oficial sobre a reunião mensal de Agosto do Conselho de Política Monetária (CPM) do BNA, encontro que serve para avaliar os indicadores de crescimento económico e as contas fiscais e monetárias, neste caso de Setembro.

Na sequência da análise efectuada à evolução dos principais indicadores macroeconómicos, o CPM constatou, lê-se no documento, “uma desaceleração da inflação no mês de Setembro, devido ao aumento da oferta, especialmente de bens alimentares e à contenção da procura”.

Ainda assim, a inflação a um ano em Angola atingiu em Setembro os 40 por cento. A taxa de juro, cujas variações podem servir para controlar a evolução da inflação, esteve fixada até Julho de 2014 em 8,75 por cento, após um corte, na altura, de meio ponto percentual.

Aumentou há mais de um ano para 9 por cento, tendo iniciado um ciclo de subidas, com três aumentos só em 2016, o último dos quais em Junho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s