Lápide de jesuíta Tomás Pereira reconstruída em Pequim

tomaspereira3

Precursor do intercâmbio entre a China e a Europa nos domínios da ciência e da cultura, o jesuíta Tomás Pereira jaz agora nos jardins da embaixada portuguesa em Pequim, numa reconstituição da sua pedra tumular.

Nascido em São Martinho do Vale, distrito de Braga, em 1646, Tomás Pereira foi músico e conselheiro do imperador chinês Kangxi (1654 – 1722), cuja governação marca o início de uma época áurea da civilização chinesa.

O missionário português foi o introdutor da música ocidental na China e desempenhou um papel importante nas negociações do primeiro acordo fronteiriço entre a China e a Rússia, em 1689: “É a mais importante figura na relação sino-portuguesa no século XVII”, disse à agência Lusa o embaixador de Portugal em Pequim, Jorge Torres-Pereira. “Foi um intérprete do ocidente junto de uma audiência culta chinesa, incluindo o próprio imperador. Simultaneamente, um intérprete junto de portugueses e europeus sobre a cultura chinesa”, acrescentou.

Torres-Pereira falava à margem da primeira exibição em público da réplica da lápide do missionário, na terça-feira passada, dia do aniversário de Tomás Pereira.

Trata-se de uma pedra de formato rectangular, com quase quatro metros de altura, e esculpida com a ajuda do investigador chinês Yu Sanle, cujo trabalho é focado na presença dos primeiros jesuítas europeus na China.

Na fachada está gravado o Édito da Tolerância, escrito originalmente por Kangxi, numa invulgar demonstração de abertura à prática do cristianismo na China Antiga, e que terá resultado da proximidade do imperador ao missionário português.

A lápide original, colocada no cemitério jesuíta de Zhalan, no norte de Pequim, perdeu-se por completo, provavelmente destruída durante a revolta dos Boxers, o movimento nacionalista contra a presença estrangeira na China, no final do século XIX.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s