Selecção de Macau parte para a Malásia cheia de optimismo

Três jogadores do Benfica de Macau são baixas na equipa orientada pelo seleccionador Tam Iao San, que espera ainda assim estar à altura do desafio, na Taça da Solidariedade da AFC. A competição coloca frente-a-frente algumas das equipas menos cotadas do continente asiático e, como tal, a passagem às meias-finais é um objectivo legítimo, garante o seleccionador do território.

1-macau

Rodrigo de Matos

A selecção de futebol de Macau está de abalada para a Malásia, onde irá competir na recém-criada Taça da Solidariedade da Confederação Asiática de Futebol (AFC). Os adversários são equipas já eliminadas nas fases de qualificação actualmente em curso no continente asiático. O primeiro jogo é já depois de amanhã contra a formação da Mongólia.

Criada para substituir a Taça Challenge – competição para membros considerados “emergentes” no futebol da Ásia – a Taça da Solidariedade terá a sua primeira edição entre amanhã e o dia 15 na cidade de Kuching, capital do estado malaio de Sarawak, com um torneio disputado entre sete equipas – chegaram a ser nove, mas o Bangladesh e Paquistão acabariam por desistir – que já foram eliminadas na primeira ronda da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018 e para o Campeonato Asiático de 2019, nos play-offs da segunda ronda de qualificação para a prova. Inserida no grupo B, a seleção de Macau – actual 196.ª no ranking da FIFA – terá como adversárias, além da Mongólia (202.ª), as formações do Laos (175.ª) e do Sri Lanka (194.ª): “É uma rara oportunidade que temos para jogar contra equipas a este nível, que não são muito mais fortes do que nós. Penso que temos equipa para passar às meias-finais e é esse o nosso primeiro objectivo”, adiantou o seleccionador da RAEM, Joseph Tam Iao San, em conversa com o PONTO FINAL. Na convocatória, o responsável diz ter apostado num conjunto formado por jogadores que já contam com experiência internacional e que, espera, sejam capazes de fazer com que a equipa não sinta demasiado a ausência de três nomes de peso: o avançado Leonel Fernandes e os médios Edgar Teixeira e Filipe Duarte, todos do Benfica de Macau, que por várias razões não poderão dar o seu contributo à selecção.

 

Laos é o mais forte do grupo

 

Sobre o adversário de quinta-feira, o treinador considera que se trata de um conjunto como muitos pontos em comum com Macau: “Penso que, contra a Mongólia, será um jogo de favoritismo repartido, 50/50, apesar de achar que a nossa equipa, em geral, tem uma vantagem a nível técnico”, afirma, mostrando-se confiante na possibilidade de sair vencedor desse encontro.

Mais complicado será o desafio de domingo, frente ao Laos: “É certamente a equipa mais forte do grupo. Tem boa técnica, mas também tem os seus pontos fracos. Acho que não é uma equipa tão equilibrada em todos os sectores, pelo que também temos aí uma hipótese de conseguir um bom resultado”, afirma.

Já no jogo com o Sri Lanka, adversário na quarta-feira seguinte (dia 9), Macau espera carimbar o passaporte para as meias-finais, se ainda não o tiver garantido por essa altura: “Penso que temos uma vantagem em geral sobre o Sri Lanka e acredito que vamos ser capazes de controlar esse jogo para conseguir o resultado de que estivermos a precisar para seguir em frente, seja uma vitória ou um empate”, afirma Tam. O seleccionador de futebol do território sublinha que o encontro pode ser decisivo e valer a qualificação. A equipa, assegura, não terá contemplações em segurar um resultado se for necessário: “Não me interessa se passamos em primeiro ou em segundo no grupo. O que importa é garantir que seguimos em frente”, diz.

Se passar à fase seguinte, o adversário de Macau nas meias-finais será uma das três equipas que formam o Grupo A: Timor-Leste, Nepal (ambos empatados no 186.º posto do ranking FIFA) e Brunei (192.º).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s