Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram manobras militares conjuntas

160312141803-south-korea-military-drills-9-super-169

Seul e Washington iniciaram esta segunda-feira manobras militares em águas sul-coreanas para ensaiar a resposta a um hipotético ataque da Coreia do Norte, informou o Ministério da Defesa sul-coreano.

O exercício militar Hoguk – que decorre até 11 de Novembro – começou com uma operação de desembarque anfíbio na costa oriental sul-coreana em que participam 2.600 efectivos da Coreia do Sul e 130 norte-americanos, disse um porta-voz da Defesa à agência Efe.

Para a manobra ontem promovida foram mobilizados dez navios de guerra – incluindo vários contratorpedeiros equipados com o sistema Aegis – e 30 aviões e veículos de assalto anfíbios a fim de melhorar a interoperabilidade das forças conjuntas para travar um eventual ataque da Coreia do Norte na zona da fronteira marítima oriental, de acordo com o mesmo porta-voz.

Os exercícios dos aliados poderão desencadear novas ameaças por parte da Coreia do Norte que considera estas acções como um ensaio de ataque.

O regime de Kim Jong-un levou a cabo recentemente um teste nuclear – o quinto desde 2006 – e vários ensaios de mísseis de curto e médio alcance.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos realizam o exercício conjunto Hoguk, de forma regular, desde 1996. Os Estados Unidos têm 28.500 militares destacados de forma permanente na Coreia do Sul e levam a cabo manobras militares com o seu aliado, que se compromete a defender no caso de um ataque de Pyongyang

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s