China: Quase metade dos bebés nascidos este anos são segundos filhos

3-baby-chinaEntre os bebés que nasceram na República Popular da China, na primeira metade do corrente ano, 44 por cento são segundos filhos, avançou ontem a imprensa oficial, no primeiro ano – desde 1980 – em que o país permite aos casais ter mais que uma criança.

Os dados, difundidos pela Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar, representam um aumento de 6,9 por cento, face ao ano anterior, e de 16,7 por cento, quando comparado com 2010, destacou o jornal China Daily.

Em algumas regiões do país, sobretudo nas principais cidades, a proporção de segundos filhos é já superior a 50 por cento, detalhou a mesma fonte.

Os responsáveis do organismo chinês encarregue de implementar as políticas de natalidade afirmaram que a percentagem deverá ser maior no final do ano, já que a “política dos dois filhos” entrou em vigor oficialmente em Janeiro de 2016, depois de muitas das crianças que nasceram na primeira metade do ano terem sido já concebidas.

Já em 2013, a direcção do Partido Comunista Chinês decidiu aliviar a política “um casal, um filho”, permitindo aos casais em que ambos os cônjuges são filhos únicos ter um segundo filho.

Pelas contas do Governo chinês, a abolição daquela política permitirá aumentar em 30 milhões a população em idade activa, em 2050.

Com 1.374 milhões de habitantes – cerca de 18 por cento do total da humanidade – a China é o país mais populoso do planeta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s