Macau revalida título no Asiático de hóquei em patins

 

Afectada por mazelas físicas e um menor acerto no capítulo da finalização, a equipa da RAEM perdeu ontem pela primeira nas lides do Asiático. A formação orientada por Alberto Lisboa já tinha assegurado o título graças à derrota momentos antes, de Taiwan diante do Japão.

1-hoqueimacau

Rodrigo de Matos

 

Foi o resultado-surpresa do Campeonato da Ásia de hóquei em patins, que decorre em Lishui, na província de Zhejiang, na China Continental: a selecção de Macau, hexacampeã em título, saiu derrotada ontem diante da Índia, por 5-4. Mas a equipa já sabia que tinha o título assegurado, beneficiando da derrota de Taiwan – única equipa que até à altura havia roubado pontos a Macau – diante do Japão, o adversário de hoje.

Num torneio disputado a duas voltas entre quatro equipas, Macau somou até agora três vitórias, um empate (seguido de vitória na disputa de livres directos) e uma derrota. Tudo somado, dá 11 pontos, que deixam a equipa fora do alcance das suas adversárias. O jogo de hoje, contra o Japão, será para cumprir calendário.

Contra a Índia – que Macau até tinha vencido de forma convincente por 8-4 no primeiro desafio – o conjunto orientado pelo jogador-treinador Alberto Lisboa entrou em campo com a iniciativa do jogo. A equipa, que tem sido atormentada por algumas mazelas físicas, demorava a fazer mexer o marcador mas dava a sensação de que podia marcar a qualquer momento. Hélder Ricardo, que vinha sendo o artilheiro de serviço na selecção do território, esteve uns furos abaixo do habitual no capítulo da finalização, ficando em branco na primeira parte.

Já a Índia, por sua vez, soube aproveitar as oportunidades que ia conseguindo criar para abrir o marcador a meio da primeira parte e aumentar a vantagem para 2-0 logo de seguida. Macau começou desde logo a ter de correr atrás do prejuízo, e veria os indianos – que defendiam como podiam e iam criando cada vez mais perigo em lances de contra-ataque – aumentarem para 3-0 quando faltavam sete minutos para o intervalo e depois de Macau ter falhado duas grandes penalidades que poderiam ter impedido que o adversário fugisse no marcador.

“Há dias assim. Rematámos de todas as formas e a bola não quis entrar. E o nosso adversário, nos poucos ataques que fez, conseguiu concretizar. Faz parte do jogo”, resumiu Alberto Lisboa após o encontro, lembrando que Macau entrou em campo já a saber que tinha o título assegurado. “E os indianos, sabendo que não precisávamos do resultado, motivaram-se ainda mais, e empenharam-se para conseguir um resultado histórico para eles”, observou.

A segunda metade começa, praticamente, com o 4-0 da Índia. Mas Macau sabia o que tinha a fazer e não baixou os braços. O primeiro golo acabaria por aparecer numa grande penalidade convertida por Hélder Ricardo e serviu de motivação para conseguir pouco depois o 4-2, de igual forma. Nessa altura, a Índia limitava-se a defender e a explorar o contra-ataque quando podia. Macau carregou até reduzir o marcador para a margem mínima – 4-3, com um golo de Augusto Fernandes.

Na ânsia de chegar à igualdade, a equipa da RAEM seria surpreendia em novo lance de contra-ataque dos indianos, que fizeram o 5-3. Até ao final, Macau apenas conseguiu reduzir para 5-4 com um tento apontado por Alfredo Almeida.

“Foi pena o resultado. Mesmo sabendo tínhamos o título garantido, queríamos ganhar para que a festa fosse ainda maior. Mas vamos tentar no último jogo contra o Japão”, prometeu Lisboa, em conversa com o PONTO FINAL.

Macau volta a calçar os patins hoje de manhã (10h15) para defrontar o Japão, o adversário de maior nomeada que tem conhecido na modalidade a nível continental.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s