Portugueses em Macau à procura de investimento e parcerias com chineses

A Feira Internacional de Macau atraiu nomes bem conhecidos da sociedade portuguesa como o Futebol Clube do Porto, a estilista Fátima Lopes e a cadeia de supermercados Continente. A comitiva portuguesa é liderada pelo Secretário de Estado Adjunto e do Comércio de Portugal, Paulo Alexandre Ferreira

20161020-055r

João Santos Filipe

A 21.ª edição da Feira Internacional de Macau (MIF) arrancou ontem, com um número recorde de expositores – mais de 175 –  vindos de Portugal. Os números da participação lusa no certame foram revelados pelo Secretário de Estado Adjunto e do Comércio de Portugal, Paulo Alexandre Ferreira, que esteve ontem presente na cerimónia de abertura, ao lado do Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

“Ainda não tenho os números finais, mas as informações que me deram é que esta vai ser a edição com mais expositores e participantes de sempre e nesse sentido o resultado é óptimo”, afirmou o governante português.

Paulo Alexandre Ferreira explicou igualmente que na edição deste ano o objectivo do Governo de Lisboa passa por promover outros produtos além dos tradicionais agro-alimentares. O secretário sublinhou assim que a tecnologia, moda e consultadoria são as principais aposta para mostrar a imagem de um país “moderno e com muito talento”.

Entre os membros da comitiva portuguesa encontram-se caras e instituições bem conhecidas do grande público português, como é o caso da estilista Fátima Lopes, do Museu do Futebol Clube do Porto e da cadeia de supermercados Continente. A criativa da Madeira veio a Macau à procura de oportunidades para entrar na China: “Fui convidada por uma empresa que se chama My Portugal Up que é uma plataforma empresarial entre portugueses e chineses. Convidaram-me e estou cá com muito gosto, porque o mercado Macau e da China me interessa particularmente”, disse Fátima Lopes.

“Estou em Paris há 18 anos e acho que a marca já está muito internacionalizada. Só falta a China. Estou com uma vontade muito grande de entrar neste mercado e estou aberta a parcerias, sobretudo. Vir sozinha não é fácil. A minha ideia é criar sinergias com as pessoas locais”, explicou.

 

FC Porto procura mais visitantes para o museu

 

Já o FC Porto está em Macau à procura de promover o museu do clube que desde a inauguração, em 2013, já recebeu mais de 400 mil visitantes, como contou Luís Valente, comercial do museu: “Essencialmente o que pretendemos é procurar parcerias que possam potenciar a vinda a Portugal para conhecer o museu enquanto produto turístico e a cidade do Porto”, afirmou.

“O interesse em trazer o Museu para fora é estudar parcerias com potenciais investidores que tenham interesse em colaborar com o projecto do Museu, e por outro lado, potencialmente estabelecer contactos com operadores e agentes locais tendo em vista a integração do Museu FC Porto e das visitas ao Estádio do Dragão, nos roteiros turísticos para visitas a Portugal e em particular à cidade do Porto”, explicou o comercial

 

O dia de ontem foi igualmente marcado pela assinatura de vários protocolos, entre os quais um entre a Associação de Jovens Empresários Portugal-China e a Universidade Católica Portuguesa.

O acordo em causa visa a criação de um MBA intensivo de duas semanas, focado no tecido empresarial português e nas oportunidades de negócio, segundo presidente da associação, Alberto Carvalho Neto. O objectivo passa por aproveitar captar empresários chineses que aderiram os Vistos Dourados e necessitam de estar em Portugal entre uma e duas semanas para renovarem as autorizações de residência.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s