Exportação de carne de porco para a China ainda num impasse

 

 

secretc3a1rio-de-estado-adjunto-e-do-comc3a9rcio-paulo-alexandre-ferreira-400x225

Continua num impasse, a eventual exportação de carne e de derivados de porco de Portugal para a República Popular da China. A questão foi ontem abordada pelo secretário de Estado-Adjunto e do Comércio do Governo de Lisboa, Paulo Alexandre Ferreira, numa entrevista concedida à Rádio Macau.

O governante português qualificou de importante o dossier relativo à venda de carne suína para o Continente, mas lamentou que o processo continue a ser travado pelas autoridades de Pequim.

Paulo Alexandre Ferreira lembrou aos microfones da Rádio Macau que as negociações tendo em vista um entendimento duram há mais de uma década e estão ainda longe de um desenlace: “Penso que 15 anos. Têm tido vários momentos. Diria que, em alguns, houve retrocessos. O senhor primeiro-ministro [António Costa], na visita de que fez à China, teve oportunidade de sinalizar este como um tema importante para aquilo que é a diplomacia económica portuguesa”, explicou o secretário de Estado-Adjunto e do Comércio do Governo de Lisboa. “Esperamos que do lado chinês haja essa correspondência em fazer evoluir o processo, no sentido de, a breve trecho, haver capacidade de entrar no mercado chinês”, indicou Paulo Alexandre Ferreira, na entrevista ontem concedida à Rádio Macau.

Paulo Alexandre Ferreira lidera a comitiva lusa presente na 21.ª Feira Internacional de Macau (MIF, na sigla inglesa). O certame arrancou hoje e prolonga-se até sábado, no Venetian, se as condições atmosféricas assim o permitirem. A aproximação do tufão Haima a Macau pode mesmo levar ao encerramento da feira durante o dia de hoje (ver texto nesta página).

Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s