Tufão Haima empurra Festival da Lusofonia para o final de Outubro

 

A situação estava a ser avaliada a meio da tarde de ontem pelo Instituto Cultural, mas a confirmação acabaria por chegar ao final da tarde sob a forma de um comunicado do organismo liderado por Guilherme Ung Vai Meng. As condições climatéricas adversas, previstas para a próxima sexta-feira, determinaram o adiamento do 19º Festival da Lusofonia para o último fim-de-semana do mês.

 

1-lusofonia

Sílvia Gonçalves

A decisão foi anunciada ontem pelo Instituto Cultural (IC): devido ao mau-tempo a 19.ª edição do Festival da Lusofonia será adiada para os dias 28 a 30 de Outubro. A proximidade do tufão Haima trocou as voltas à calendarização do evento, previsto inicialmente para o próximo fim-de-semana, e empurrou-o para o final do mês. António Machado, do Instituto Cultural, disse a meio da tarde de ontem ao PONTO FINAL que a situação ainda estava a ser avaliada, mas adiantou que no organismo estavam “mais virados para o adiamento da actividade para a semana que vem”. Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos deram conta a este jornal que na próxima sexta-feira a região será afectada por ventos muito fortes e aguaceiros.
“Devido à possibilidade da aproximação do tufão Haima a Macau, de modo a garantir a segurança do público e dos participantes, o 19.º Festival da Lusofonia, originalmente programado para ter lugar durante três dias consecutivos, entre 21 e 23 de Outubro, nas Casas-Museu da Taipa, será adiado para 28 até 30 de Outubro”, anunciou ontem o Instituto Cultural, em comunicado.
Horas antes, o PONTO FINAL procurara saber junto do IC se o festival estaria sujeito a adiamento: “Sabemos da situação climatérica, mas ainda não há uma decisão aqui do nosso lado, estamos ainda a avaliar a situação”, adiantou ontem António Machado a este jornal. O antigo responsável da Divisão de Animação Urbana e Actividades Recreativas do IACM, entidade que até ao ano passado organizava o evento em conjunto a Direcção dos Serviços de Turismo, atirou para hoje uma decisão final: “Estamos ainda a avaliar, talvez o mais tardar amanhã [hoje] tomaremos a decisão. Estamos também em contacto com os serviços meteorológicos para tomarmos uma decisão”.
Os receios da organização prendiam-se com a aproximação do tufão Haima, explicou António Machado: “Está previsto para o fim-de-semana estar mais próximo de Hong Kong. Então são essas questões que estamos a avaliar para tomar uma decisão. Se continuamos com a actividade ou, na pior das hipóteses, estamos mais virados para o adiamento da actividade para a semana que vem”, adiantou.
Ontem, o PONTO FINAL contactou também os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG), para obter uma previsão sobre o estado do tempo para o próximo fim-de-semana: “Na sexta-feira, a região estará sob a influência do Haima, os ventos serão muito mais fortes e o céu estará muito nublado”, disse Vera Varela. A porta-voz dos SMG adiantou ainda a previsão para os dias seguintes: “No sábado e domingo, como o Haima vai ficar mais fraco e afasta-se da nossa região, os ventos vão enfraquecer. A chuva vai enfraquecer também e são esperados períodos de sol”, explicou.
Entretanto, e ainda antes da aproximação do Haima, Macau continua sob a influência do tufão Sarika, que justificou a manutenção do sinal 3 durante a noite passada: “É esperado que o sinal 3 continue em vigor durante a noite. Para amanhã [hoje] vamos avaliar a força do Sarika, bem como a sua distância de Macau, quando regressar novamente ao mar”, esclareceu ainda a porta-voz.
Com o sinal 3 içado, os estabelecimentos de ensino infantil e de ensino primário permaneceram encerrados, numa decisão que excluiu as escolas secundárias. De acordo com o canal em língua chinesa da Rádio Macau, o Instituto de Acção Social (IAS) determinou que os berçários, centros de dia para idosos e centros de reabilitação se mantivessem abertos para atender às pessoas com maiores necessidades. O IAS alertou ainda a população para manter as crianças e as pessoas doentes em casa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s