Tailândia – Austrália deverá disputar-se à porta fechada

1-tailandia-rei

A Federação Tailandesa de Futebol (FTF) anunciou ontem que o jogo com a Austrália, a contar para o grupo B da fase asiática de qualificação para o Mundial2018, poderá ser disputado à porta fechada, em memória do rei Bhumibol Adulyadej.

Bhumibol Adulyadej, o monarca há mais tempo no poder, morreu na quinta-feira, aos 88 anos, na sequência de doença prolongada. O óbito colocou um ponto final a um reinado de sete décadas.

“Temos de realizar o jogo”, referiu o presidente da FTF, Somyot Poompanmoung, numa nota publicada na página oficial do organismo no Facebook. No breve comunicado, o dirigente adiantou  que a Austrália recusou adiar o encontro ou reagenda-lo para outra altura.

O desafio, marcado para 15 de Novembro, no estádio nacional Rajamangala, em Banguecoque, disputa-se após o final do período de 30 dias de luto, mas a Federação Tailandesa de Futebol “ainda pondera se o jogo se realizará à porta fechada”.

Ao fim de quatro jornadas, a Tailândia ocupa o sexto e último lugar do grupo B da qualificação asiática, sem ter somado ainda qualquer ponto.

O luto real é um tema sensível na Tailândia e já motivou vários incidentes por alguns tailandeses não trajarem de negro. Os funcionários públicos devem vestir-se de negro durante um ano e grande parte da população já se manifestou disposta a cumprir o mesmo em memória de Bhumibol Adulyadej.

Vários concertos foram cancelados e o governo tailandês pediu “discrição” nos locais de entretenimento durante os 30 dias de luto.

Bhumibol Adulyadej era o monarca há mais tempo no poder em todo o mundo e era venerado na Tailândia, onde é visto como uma figura unificadora num país marcado por intensas rivalidades políticas.

O monarca estava internado no hospital Siriraj, em Banguecoque, no exterior do qual estiveram concentradas centenas de pessoas a rezar pela saúde do rei.

O herdeiro do trono da Tailândia é o príncipe Maha Vajiralongkorn, de 64 anos, que tem vivido grande do tempo no estrangeiro e não goza, por isso, do mesmo nível de popularidade de que gozava o pai.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s