Erradicar a pobreza é “osso duro de roer”

 

poverty_in_china

Cumprir com o objectivo de erradicar a pobreza extrema na República Popular da China, até 2020, poderá afigurar-se um desafio mais difícil de cumprir do que o que estava inicialmente previsto. O Governo de Pequim admitiu esta terça-feira, num relatório sobre a situação dos Direitos Humanos no país que o desígnio de erradicar a pobreza será um “osso duro de roer”.

“Um número grande de pessoas que acabou de sair da pobreza poderá voltar a cair nela, como resultado de desastres naturais, doença ou problemas relacionados à educação, casamento e habitação”, refere o Livro Branco difundido pelo Departamento de Informação do Conselho de Estado chinês, com o título “Progresso da China na Redução da Pobreza e Direitos Humanos”

No final de 2015, havia 55,75 milhões de chineses a viver abaixo do limiar da pobreza, fixada pelo país num rendimento anual inferior a 2.300 yuan. Já 700 milhões saíram da pobreza nos últimos 30 anos, indica o mesmo documento.

Pequim quer erradicar a pobreza extrema até 2020, mas o Livro Branco agora apresentado refere ainda a “fraca capacidade de desenvolvimento” de muitos dos chineses que vivem na pobreza.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a percentagem de população chinesa a viver em pobreza extrema caiu de 61 por cento em 1990 para 4,2 por cento em 2014.

Nas primeiras três décadas da Política de Reforma Económica e Abertura ao Exterior, iniciada em 1979, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu, em média, quase 10 por cento ao ano.

País mais populoso do mundo, com cerca de 1.375 milhões de habitantes, a República Popular da China é também a segunda economia mais possante do planeta, a seguir aos Estados Unidos da América.

Ao contrário dos governos e da opinião pública dos países mais ricos, que tendem a enfatizar a importância da liberdade política individual, as autoridades chinesas defendem “o direito ao desenvolvimento” como “o mais importante dos direitos humanos”.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s