Corrupção, o cancro que mina a eficácia do exército de Pyongyang

North Korea Military Parade

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, herdou um exército com graves problemas originados pela corrupção, de acordo com um documento confidencial divulgado ontem pela cadeia televisiva sul-coreana MBC.

O relatório, datado de Abril de 2012, assinala, por exemplo, que numa das unidades do Exército Popular, a cerca de 50 quilómetros a norte de Pyongyang, 75 por cento dos equipamentos de artilharia eram considerados inoperacionais, dado que estavam oxidados ou cobertos de pó.

Segundo a MBC, as autoridades norte-coreanas elaboraram este documento para avaliar a situação das forças de defesa quando Kim Jong-un chegou ao poder, após a morte do seu pai, Kim Jong-il, em Dezembro de 2011.

O relatório ao qual a cadeia televisiva sul-coreana teve acesso atribui o mau funcionamento do exército à enraizada corrupção nas suas fileiras, especialmente entre altas patentes. Neste âmbito, cita o caso dos militares norte-coreanos que sofriam, nessa altura, de uma “grave escassez de alimentos” devido em parte à venda de arroz pelos comandantes para obterem benefícios económicos.

Isto levou a que muitos soldados se declarassem em greve de fome, levando o próprio Kim Jong-un a reagir, punindo a até então impune corrupção nas forças armadas.

Quatro anos e meio após a elaboração do dossiê desconhece-se, porém, até que ponto a corrupção afecta hoje o Exército devido ao extremo hermetismo do regime dos Kim.

Em todo o caso, especialistas têm assinalado, por diversas ocasiões, que o jovem ditador empreendeu uma cruzada contra os militares corruptos na sua política de dar prioridade ao Exército como garante da sobrevivência do país face à “ameaça” dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s