Macau surpreende em estreia no Mundial de desportos electrónicos

Apesar de ainda não apresentarem um nível profissional como o demonstrado pela selecção da China Continental, os jogadores de Macau deixaram boa imagem na sua primeira participação na prova. A associação que tutela a modalidade no território quer agora organizar em Macau uma das próximas edições do Mundial.

2-12

Rodrigo de Matos

Terminou em Jacarta a oitava edição do Campeonato do Mundo de desportos electrónicos. Macau apresentou-se pela primeira vez na competição, com uma equipa formada por meia-dúzia de jovens, com idades entre os 15 e os 21 anos, e fez boa figura, perante equipas bem mais cotadas, numa competição que levou à capital da Indonésia 340 jogadores em representação de 32 países e regiões.

Na competição que se realizou entre a quinta-feira e o domingo, Macau mostrou apetências nos dois torneios em que competiu: League of Legends e Hearthstone. Na primeira, um jogo de estratégia, a selecção do território alinhou com uma equipa formada por Yau U Son, de 15 anos, Fernando Gabriel, de 16, Leong Ka Kin e Kou Meng Chon, ambos de 17 e Wai Chak Hou, de 18. Apesar de competir a nível internacional pela primeira vez, o grupo conseguiu somar algumas empolgantes vitórias nos duelos frente às formações da Suécia, Macedónia e Suíça, falhando o apuramento para a segunda fase da prova depois de perder com os gigantes China e Austrália. Já em Heartstone – um jogo de cartas disputado a título singular – o representante do território foi Kyle Wong, de 21 anos. Wong conseguiu superiorizar-se aos jogadores da Suíça e da Austrália.

“A nossa prestação foi muito acima do esperado e o balanço que podemos fazer é mais do que positivo”, congratulou-se Frederico Rosário, presidente da Associação de Desportos Electrónicos Grow Up, que representa Macau, em declarações ao PONTO FINAL. “Tivemos azar, porque calhámos no grupo onde estava a China, que compete a outro nível. É uma das selecções formadas só por profissionais”, explicou.

 

A fome traiu os rapazes

 

A prestação de Macau por pouco não deixou ainda mais queixos caídos – bastava ter derrotado a Austrália e o apuramento para a fase seguinte teria sido conseguido a par da China: “Só não conseguimos porque, na hora do jogo com a Austrália, os rapazes estavam com fome. Tinham ido de manhã para o recinto [onde se disputaram os jogos] e aguentaram-se só com o pequeno almoço no estômago”, conta Rosário, aproveitando para deixar um reparo à organização, que permitiu um atraso de várias horas devido a um bug num dos programas. “Um dos miúdos de Macau, até teve vontade de vomitar, com o stresse”, recorda.

A falta de experiência e de um corpo técnico como o das equipas profissionais acabou por trair a selecção de Macau. Mas, perante a prestação conseguida e o potencial demonstrado pelos jovens jogadores, Frederico Rosário não tem dúvidas: o caminho a seguir é o da profissionalização. “Estamos a trabalhar nisso. Infelizmente o Governo ainda não nos reconhece como desporto. Mas a tendência no futuro é que isso venha a acontecer, mais tarde ou mais cedo”, afirma, adiantando o desejo de organizar em Macau uma das próximas edições do Mundial, que tem periodicidade anual. “Se não for o próximo, pelo menos o de 2018”, assume o dirigente.

Como correu o Mundial:

 

League of Legends

 

Macau 1 – 0 Suécia

Macau 0 – 1 Austrália

Macau 0 – 1 China

Macau 1 – 0 Macedónia

Macau 1 – 0 Suíça

 

Pódio:

Ouro – Coreia do Sul

Prata – Filipinas

Bronze – Sérvia

 

Hearthstone

 

Macau 0 – 2 Finlândia

Macau 2 – 1 Austrália

Macau 1 – 2 Coreia do Sul

Macau 0 – 2 Macedónia

Macau 0 – 2 Azerbaijão

Macau 2 – 1 Suíça

 

Pódio

Ouro – Áustria

Prata – Azerbaijão

Bronze – China

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s