Grupo de teatro da EPM estreia-se e vai representar Macau na Semana Cultural

O grupo Band’arte vai encenar a peça “Na Terra dos Sonhos” em representação da RAEM durante a 8.ª Semana Cultural. A edição de 2016 do certame foi ontem apresentada e sofre um corte de 800 mil patacas face ao ano passado.

1-semana-cultural

João Santos Filipe

A estreia do grupo da companhia de teatro da Escola Portuguesa de Macau, Band’arte, marca a 8.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, que arranca na próxima segunda-feira e se prolonga até domingo. O grupo Band’arte, que representa a RAEM, vai encenar a peça “Na Terra dos Sonhos”, de J. M. Barrie.

“É a primeira vez que vamos participar na Semana Cultural. O ano passado já tínhamos sido convidados, mas como não estávamos preparados e não pudemos aceitar. Este ano como já tínhamos sido avisados tivemos tempo para nos preparar”, disse Zélia Baptista, vice-presidente da EPM, ao PONTO FINAL.

“É um grande incentivo para os alunos que fazem parte do grupo de teatro porque estão habituados a actuar para os pais, familiares, amigo, colegas e agora vão ter uma responsabilidade maior porque têm a oportunidade de actuar para uma audiência grande”, explicou.

A Band’arte vai apresentar-se em palco na terça-feira às 20h00 e no domingo, dia 30 de Outubro, às 15h00. Ambas as sessões vão ter lugar no Edifício do Antigo Tribunal, assim como todos as actuações dos diferentes grupos de teatro que integram o cartaz da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa:  “A companhia Band’arte traz-nos uma adaptação muito curiosa e bem feita da obra Peter Pan. Os nossos jovens trabalharam muito para isto e estão entusiasmados por poder finalmente ter um público diferente do público escolar”, disse João Laurentino Neves, director do IPOR e um dos responsáveis pela escolha dos grupos de teatro convidados, durante a cerimónia de apresentação do evento.

Além do grupo da Escola Portuguesa vão actuar em Macau as companhias de teatro HenriqueArtes, de Angola, Núcleo Vinícius Piedade & Cia., do Brasil, Juventude em Marcha, de Cabo Verde e Os Fidalgo, da Guiné-Bissau: “No conjunto estas cinco companhias teatrais trazem cinco temas muitos diversificados mas que todos eles de alguma maneira nos tocam. A ideia foi trazer uma panóplia de temáticas que nos permita entrar contacto com aquilo que se vai fazendo sobre as questões que inquietam as sociedades nos países de língua portuguesa”, explicou João Laurentino Neves.

 

Orçamento mais reduzido

 

A 8.ª Semana Cultural vai ter um orçamento com uma redução de quase 800 mil patacas em relação à edição do ano passado, que teve um investimento de 9,14 milhões de patacas, enquanto esta vai ter um custo de 8,34 milhões de patacas. Porém a organização sublinha que o número de actividades não foi afectado.

 

“O Secretariado Permanente assim como o Governo da RAEM têm em conta as necessidade de contenção fiscal”, disse a Secretária-Geral Adjunta do Fórum Macau, Cristina Morais, para justifica a redução nos gastos. “Mas gostaria de salientar que em termos de actividades, o número de sessões que se vão realizar são iguais às que se realizaram no passado”, acrescentou.

Em relação aos grupos de música e dança, os HMB, Os Tubarões, Don Kikas, Margareth Menezes, Tino Trimó, Tonecas Prazeres, os Grampideiros Knananuk Timor e Latin Connection representam Portugal, Cabo-Verde, Angola, Brazil, Guiné-Bissãu, São Tomé e Princípe, Moçambique, Timor-Leste e os territórios indianos de Goa, Damão e Díu, respectivamente. Da China, mais concretamente da província de Yunnan, vem o grupo Kunming Folk Art Troupe.

Além destes espectáculos, os artistas Jorge Martins, de Portugal, Alfeo Sanches, de Timor-Leste, e Célia do Rosário, de Macau, vão ter expostos alguns dos seus trabalhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s