Dez filmes, dez janelas para o mundo

A Casa Garden volta a acolher no próximo fim-de-semana o NY Portuguese Short Film Festival. A mostra, que nasceu em Nova Iorque pela mão de Ana Ventura Miranda, conta no cartaz com dez curtas-metragens da autoria de realizadores portugueses ou residentes em Portugal.

1-deus-providenciara

A sexta edição do mais conhecido certame de divulgação do cinema português nos Estados Unido da América – o NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF) – volta a Macau no próximo fim-de-semana para dar a conhecer o trabalho de uma nova geração de realizadores portugueses. Depois de Nova Iorque, Lisboa, Londres, Banquecoque, São Paulo e Joanesburgo – algumas das 33 cidades pelas quais o evento já circulou – agora é a vez da RAEM receber, na Casa Garden, a edição de 2016 de um certame que é tido como uma das mais completas montras do cinema português contemporâneo.

“Em cada país é diferente, mas a aceitação tem sido sempre muito boa. Há países em que é a descoberta de outras comunidades do cinema e da cultura portuguesa e há outros em que é uma descoberta dos próprios portugueses e do cinema actual que se vai fazendo em Portugal”, explicou ao PONTO FINAL Ana Ventura Miranda. “Ambas são importantes, uma porque traz novos públicos internacionais para o cinema português e outra porque quebra muitos preconceitos que, às vezes, ainda existem em nós do cinema nacional”, complementa a directora do Art Institute, entidade produtora do festival.

Pela segundo ano consecutivo, o público do território vai ter oportunidade de  assistir às curtas-metragens com cunho português que integram este ano o programa do Festival. O certame apresenta este ano um total de dez trabalhos – de realizadores obrigatoriamente residentes em Portugal ou de nacionalidade portuguesa – com destaque para  “Pronto, era assim” de Patrícia Rodrigues e Joana Nogueira, “Eu tenho um rio” de Ricardo Teixeira, ou ainda “Prefiro não dizer” de Pedro Augusto Almeida.

A escolha dos filmes seleccionados é feita por um painel de jurados que engloba figuras do meio cinematográfico internacional. Na edição do presente ano, os membros do júri são oriundos do Brasil, dos Estados Unidos e Portugal: Zita Carvalhosa (Festival de Curtas de São Paulo), Jared Earley e Victor Pinheiro (Instituto do Cinema e do Audiovisual) foram responsáveis pela escolha das dez curtas-metragens que vão ser projectadas na Casa Garden.

O projecto pensado pela organização sem fins-lucrativos Arte Institute, sediada em Nova Iorque, promove a cultura e arte portuguesas ao redor do mundo e funciona como catalisador para o diálogo entre artistas portugueses e outras comunidades. Ana Ventura Miranda explica porque razão a RAEM é o lugar indicado para dar a conhecer o NY Portuguese Short Film Festival no continente asiático: “Macau sempre nos pareceu a entrada certa para a Ásia, tornando-se um ponto anual no nosso circuito”, assume a produtora.

“O festival é itinerante, anda por vários locais. Aqui, somos os parceiros do Art Institute para o festival e tratamos de toda a logística em Macau”, explica por sua  Ana Paula Cleto, Delegada da Fundação Oriente em Macau, ao PONTO FINAL. A Fundação Oriente apoia este ano, pela segunda vez, a vinda do NYPSFF ao território, disponibilizando o espaço e fazendo a divulgação oficial do evento.

“Temos boas expectativas para este ano”, assume Ana Paula Cleto. E prossegue: [A Fundação Oriente] enviou cerca de mil convites e recebeu feedback tanto da comunidade chinesa como da comunidade portuguesa. Estamos à espera que haja uma grande adesão”. As projecções estão agendadas para as 19h30 de sexta-feira e para as 17h de sábado.

 

JF

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s