Pequim identifica irregularidades no Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau

Classificado por alguns observadores como “pouco transparente”, o relatório não refere nomes nem avança muitos detalhes sobre os problemas supostamente identificados. Há quem tema que possa servir de pretexto para uma remodelação ditada por Pequim para dotar o Gabinete de responsáveis com mentalidades menos liberais.

SCMP 13APR14 NS WANGCUANGYA10  DL_00322AA.JPG
(L to R) Chairman of the Hong Kong Special Administrative Region Basic law Committee under the Standing Committee of the National People’s Congress Li Fei; Director of Hong Kong and Macao Affairs Office of the State Council Wang Guangya and Chief Executive Leung Chun-ying attend a meeting for legislators in Shanghai. 13APR14

Riscos de corrupção, gestão de pessoal insatisfatória e liderança pouco firme é o diagnóstico arrasador que uma comissão de inspeção de Pequim revelou, depois de ter submetido a análise o funcionamento do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau no Conselho de Estado da China. As conclusões da Comissão Central para a Inspeção Disciplinar do Partido Comunista chinês, o órgão responsável pela campanha anti-corrupção lançada por Pequim, levantam questões sobre quais serão os próximos passos a tomar pelo Governo Central a respeito dos problemas supostamente identificados.

Realizada entre Julho e Agosto, a inspecção resultou na identificação de várias anomalias, que a comissão está a tentar resolver directamente com o gabinete, noticia o diário South China Morning Post:  “A equipa de inspecção detectou alguns problemas e os responsáveis [do Gabinete] reflectiram sobre eles”, afirma Ning Yanling, inspector chefe da comissão.

De acordo com o responsável, a liderança do Partido no gabinete não era suficientemente forte, nem as suas decisões estavam a ser implementadas com firmeza. Além disso, refere Ning, a nomeação e uso do pessoal não estava a ser satisfatória, não tendo havido uma reorganização atempada do pessoal de base, resultado de uma gestão negligente do Partido, o que resultava na ocupação de demasiado espaço de escritório desse pessoal por períodos injustificadamente longos.

 

Pouca transparência

 

De acordo com o South China Morning Post, nenhum nome aparece referido no relatório da comissão de inspeção, excepção feita a Wang Guangya – ao centro, na foto – director do Gabinete para Assuntos de Hong Kong e Macau, citado ao colocar o organismo à disposição para acatar todas as recomendações de Pequim e trabalhar na sua implementação.

O artigo cita ainda um responsável familiarizado com o trabalho das autoridades de Pequim relativamente às Regiões Administrativas Especiais, que considera que “não é uma boa avaliação” a apresentada pelos inspectores. “O relatório também faz alguns comentários que não se pode escamotear e que cheiram a pólvora”, refere, preferindo manter-se no anonimato.

Analistas ouvidos pelo South China Morning Post apontam o dedo à falta de transparência de um relatório que não aponta nomes nem revela grandes detalhes sobre os “problemas” supostamente identificados. O antigo deputado Ronny Tong Ka-wah mostrou-se preocupado com o que pode ser um sinal de medidas mais apertadas do Governo Central relativamente a Macau e a Hong Kong:  “Os responsáveis do Gabinete têm sido considerados mais liberais do que outros oficiais da China Continental. Agora estão a ser criticados e pode haver uma remodelação. Não vejo como possa advir daí algo de bom”, considera.

O relatório aparece às portas do sexto plenário do Comité Central do Partido, que arranca no dia 24 deste mês e em que a reforma dos desactualizados códigos de conduta dos membros do partido deve figurar entre os principais pontos na agenda.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s