Ainda falta solidez à economia global, considera Xi Jinping

Sultan Tuanku Alhaj Abdul Halim Mu'Adzam Shah of Malaysia Visits China

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou este domingo que a economia global ainda está a atravessar uma recuperação frágil durante a cimeira dos BRICS que se realizou durante o fim-de-semana no Estado indiano de Goa.

“Devido ao impacto de factores internos e externos, os países dos BRICS [grupo de economias emergentes que juntam o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] têm enfrentado a desaceleração do crescimento económico e novos desafios em desenvolvimento” associados às inovações científicas, afirmou o dirigente chinês.

Xi Jiping reafirmou ontem a confiança no futuro dos BRICS como motor da economia mundial e pediu para renovarem a confiança e o investimento nos países que os compõem: “O potencial e a força dos BRICS em termos de recursos, mercado, força de trabalho não mudou e o desenvolvimento a longo prazo dos BRICS ainda é positivo”, indicou o presidente chinês durante a ronda de discursos prévios à assinatura da Declaração de Goa da VIII cimeira da organização.

A VIII Cimeira dos BRICS realiza-se no Estado indiano de Goa, com a recuperação da economia dos países integrantes no centro da agenda.

Com cerca de 43 por cento da população mundial, 30 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e 17 por cento do comércio global, os BRICS querem explorar alternativas de recuperação económica para voltarem a ser outra vez o motor do desenvolvimento mundial.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s