Oktoberfest: Tradições bávaras de regresso ao MGM

A festa que todos os anos recria o ambiente dos “biergarten” de Munique regressa a Macau para mais uma edição, com algumas novidades. As mesas no MGM Macau já estão todas reservadas para os 11 dias do evento.

1-oktoberfest

Rodrigo de Matos

“Nei Hou, Macaaaaau!…”, grita o sorridente vocalista da Högl Fun Band, explicando no seu inglês, carregado com um sotaque alemão, que esse é o título e o refrão da música composta de propósito para a edição deste ano da Oktoberfest. Abriu ontem à tarde oficialmente a oitava edição da reinterpretação que o MGM faz da mais emblemática festa alemã e que vem aumentando de popularidade, em Macau, a cada ano que passa.

Com trajes típicos da região da Baviera, os empregados vão passando para trás e para a frente com bandejas carregadas de jarros de meio litro de cerveja alemã bem gelada. Pouco a pouco, começam a vir também grandes pratos cheios de “würstl” (as típicas salsichas de vários tipos), “schweinshaxe” (joelho de porco assado) acompanhados de “sauerkraut” (couve fermentada), puré de batata e os famosos “pretzels” (pão em forma de nó de marinheiro).

Com raízes no estado federal da Baviera, no Sul da Alemanha, considerado por muitos a zona onde tem origem a melhor cerveja que se produz no mundo, a Oktoberfest – literalmente “Festa de Outubro” –  é um festival de cerveja criado em Munique pelo rei bávaro Ludwig I em 1810 para celebrar o seu casamento. De forte apelo popular, a celebração tem-se multiplicado por todo o mundo, geralmente pela mão das comunidades germânicas na diáspora. A Macau, chegou em 2009, quando o MGM resolveu experimentar como o público reagia a uma festa de vários dias com essas características. E a ideia pegou.

“A banda que aqui actua todos os anos trouxe este ano um novo ‘hit’ para Macau e agora temos uma canção oficial da Oktoberfest de Macau, que acabou de ser revelada e já está disponível no Facebook”, congratulou-se Grant Bowie, director-executivo da MGM China, em declarações aos jornalistas ontem, durante a cerimónia inaugural. O responsável falou um pouco das novidades do festival para este ano, com destaque para o Dia Especial para as Famílias – 22 de Outubro, com início mais cedo do que o habitual, logo às 11h: “Percebemos que muitas crianças adoravam a Oktoberfest. Tradicionalmente, organizamos as festividades à noite. Mas por causa dos mais novos, vamos trazê-la para a luz do dia, para que as famílias possam vir juntas com as suas crianças”, explicou Bowie.

De popularidade crescente, a festa este ano vai estar ainda mais concorrida do que o habitual: é que as mesas para todos os dias que dura a festa, até ao dia 23 deste mês, já estão todas reservadas, revela ao PONTO FINAL a organização, sublinhando que é sempre possível chegar e beber umas cervejas enquanto se aguarda por uma mesa que fique vaga entretanto.

 

 

MGM Cotai abre “quando abrir”

3-grant-bowie

O avançar nas obras do resort que irá marcar a entrada da MGM no Cotai tem conhecido alguns obstáculos e não é certo que vá abrir na data que estava prevista na segunda metade do próximo ano, admitiu Grant Bowie, director-executivo da MGM China, em declarações prestadas à imprensa à margem da inauguração da Oktoberfest 2016.

“Só posso dizer com segurança é que vamos abrir”, afirmou o responsável. “Há muitas complexidades nesta obra, entre aprovações do Governo e uma série de outras coisas, mas aquilo que lhe posso dizer com toda a certeza é que vamos abrir as portas assim que estivermos preparados”, acrescentou.

Bowie revelou ainda que o futuro resort no Cotai estará focado exclusivamente no mercado de massas, ficando o segmento VIP concentrado no outro complexo da operadora no território, o MGM Macau, no NAPE: “Aí, vamos reforçar a nossa proximidade com os operadores VIP. Vamos deixar a diversificação para o resort do Cotai”, disse.

Orçado em 23 mil milhões de patacas, o projecto terá 1500 quartos de hotel e o aspecto de um amontoado de blocos de Lego multicoloridos empilhados uns sobre os outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s