Medidas anunciadas por Li Keqiang prometem impulsionar sector financeiro

As 19 políticas anunciadas por Li Keqiang vão um dar impulso à diversificação da economia do território, com o sector financeiro a ser um dos mais beneficiados. No entanto há desafios para a concretização das medidas que têm de ser ultrapassados.

1.Li.jpg

João Santos Filipe

 

As 19 medidas anunciadas por Li Keqiang vão ajudar na diversificação de Macau, com especial benefício para o sector financeiro. Esta é a visão dos economistas contactados pelo PONTO FINAL sobre as medidas prometidas pelo primeiro-ministro chinês.

“Principalmente para as instituições financeiras, como bancos, estas medidas vão ajudá-las muito até porque o valor de transacções entre a China e os países de língua portuguesa é muito significativo”, afirmou Joey Lao Chi Ngai, presidente da Associação Económica de Macau.

“Por exemplo, fazer de Macau o centro de câmaras de comércio vai expandir as oportunidades de negócio para os bancos e empresas locais”, acrescentou o economista.

Enquanto que no passado foram várias as vezes em que houve um discurso por parte dos Governantes que sublinhavam o papel de Macau como plataforma entre a China e os países lusófonos, no entender de Joey Lao existe uma diferença no novo discurso.

“No passado falou-se da importância de Macau ser uma plataforma e anunciou-se medidas para tal, mas no final os resultados não surgiram. Desta vez é diferente porque foram anunciadas medidas práticas e com prazos bem definidos. Isto vai aumentar o interesse das empresas locais”, defendeu o presidente da Associação Económica de Macau.

Também o economista José Sales Marques defendeu, em declarações ao PONTO FINAL, que as medidas divulgadas no final da visita do Primeiro-Ministro a Macau contribuem para tornar a região mais atractiva como plataforma: “São medidas que servem, por um lado, para criar condições para que Macau se torne mais atractivo como plataforma de comércio e serviços, nomeadamente com os países de expressão portuguesa”, explicou José Sales Marques.

“Por outro lado, tratando-se de um território com ligações especiais a Portugal e com um direito que é facilmente compreensível para quem vive em países de expressão portuguesa… Isto faz com que a nível das trocas comerciais as transacções feitas através de Macau possam eventualmente crescer”, sublinhou.

 

Mão-de-obra especializada é desafio

 

Entre as medidas anunciada, Li Keqiang falou de um maior apoio ao Fórum de Economia de Turismo Global, transformação de Macau num centro de liquidação de yuan para os países lusófonos, estabelecimento de um seguro de crédito à exportação e construção dum centro de medicamentos tradicionais chineses.

 

Porém para José Sales Marques estas medidas levantam um problema, a necessidade de mão-de-obra especializada: “A indústria de serviços exige mão-de-obra especializada e para isso é necessário profissionais com saber, experiência e empresas que se instalem em Macau. Neste sentido, a importação de pessoas com elevado grau de especialização e com estas competências vai ser mais requisitada. Isto vai ser um dos grandes desafios”, observou.

As medidas incluem ainda a possibilidade dos carros com matrícula de Macau circularem na Ilha da Montanha até ao final do ano, e as implementação de viagens de barcos de lazer, com visto individual, entre Zhongshan e a RAEM, até Julho do próximo ano: “Há muitos anos que os cidadãos de Macau esperam ter autorização para irem à Ilha da Montanha de carro, é parte dos anseios da população há vários anos. O Primeiro-Ministro trouxe medidas que correspondem aos desejos da população”, sublinhou Joey Lao.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s