Confraria da Gastronomia Macaense elege confrades de mérito

2-minchi

A Confraria da Gastronomia Macaense esteve reunida a 12 de Outubro para deliberar sobre a atribuição de títulos honoríficos a três entidades e personalidades que ajudaram a levar mais longe a divulgação da cultura gastronómica macaenses. Por proposta da direcção da confraria, mas também da sua assembleia-geral extraordinária, foram eleitos confrades a Sociedade de Teledifusão de Macau (TDM), à jornalista e realizadora Ana Isabel Dias e a à professora Linda Rika Naito.

O primeiro título honorífico, de Confrade Extraordinário, foi atribuído, por proposta da assembleia-geral da confraria, à TDM. A estação local de teledifusão leva o título “pela produção e realização do programa de culinária, dedicado à gastronomia macaense – ‘Ui di Sabroso’, que contou com a participação de exímias cozinheiras e cozinheiros macaenses”, escreve a confraria, em comunicado.

O título de confreira de mérito seguiu, sob proposta da direcção, para a realizadora da TDM, Ana Isabel Dias, responsável pela realização do mesmo programa: “O trabalho e a dedicação desta realizadora e da sua equipa, assim como a transmissão desta série pelos países de língua portuguesa, ao abrigo do programa de intercâmbio, promoveu e divulgou de uma forma relevante e excepcional a gastronomia macaense pelos quatro cantos do mundo”, justifica a mesma nota.

Finalmente, um segundo título de confreira de mérito foi atribuído, também por proposta da direcção da confraria, à professora Linda Rika Naito. “Traduziu na íntegra para japonês o livro do nosso confrade Carlos Alberto Anok Cabral – ‘Comê Qui Cûza’”, a par com a tradução do livro “Os Macaenses – Herança e Memória de Portugal em Macau”, explica a Confraria, em comunicado. “Estas duas obras foram dedicadas à comunidade macaense e à sua invulgar cultura, identidade e tradições, sendo a última [“Comê Qui Cûza”] uma mais-valia na forma relevante e excepcional de promoção no Japão da nossa secular gastronomia”, remata o comunicado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s