Pequenos da lusofonia querem mudança de paradigma nas relações com a China

 

3-cabo-verde

O grosso dos muitos milhares de milhões de dólares a que ascendem actualmente as trocas comerciais entre a China e os países lusófonos concentra-se nos negócios feitos com o Brasil e Angola e assenta sobretudo na procura e exploração de matérias-primas e recursos naturais. Os restantes parceiros chineses no espaço lusófono esperam, por isso assistir, nos próximos anos a uma mudança de paradigma.

Para o Governo da Guiné-Bissau – que se afirma apostado em dar prioridade à  industrialização para retirar o país do atraso em que se encontra – impõe-se uma inversão no modelo de troca que se tem verificado até aqui: “Devemos desenvolver novas áreas de cooperação, concretizar projectos, parcerias e programas, oportunidades comerciais e de investimento”, considera o ministro guineense da Economia e Finanças: O governante defendeu uma aposta “nas parcerias económicas e comerciais, no estabelecimento de zonas económicas especiais, na formação de recursos humanos, na diversificação de negócios e mercados e na investigação científica e tecnológica”.

A delegação cabo-verdiana também aproveitou para lançar um apelo pela diversificação e aprofundamento das trocas com a República Popular da China, não obstante a existência já de uma cooperação considerada “profícua e abrangente”. Para Osvaldo Évora Lima, administrador do Banco de Cabo Verde, é “fundamental o reforço da parceria estratégica e da parceria empresarial entre a China e Cabo Verde, com ênfase para o investimento directo estrangeiro de origem chinesa”.

O responsável do Banco de Cabo Verde avançou inclusive a possibilidade de a moeda chinesa vir em breve a fazer parte do seu cabaz de cotação: “O renminbi pode constituir uma boa oportunidade de diversificação das reservas externas de Cabo Verde, pelo que se trata de um cenário que está sendo objecto de análise aprofundada”, adiantou.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s