Zhou Enlai opunha-se às corridas de galgos em Macau

 

O motivo não eram exactamente os maus tratos. Mas o facto de “corromperem o pensamento das classes operárias”.

Zhou Enlai com Ho Yin.png

Ricardo Pinto

Zhou Enlai, primeiro-ministro da República Popular da China entre 1949 e 1976, teve oportunidade de manifestar a sua opinião sobre as corridas de galgos em Macau. Fê-lo “em conversa com uma pessoa de renome nos círculos sociais de Macau e Hong”, com quem se encontrou em Pequim quando partia para uma viagem ao estrangeiro. A conversa foi depois noticiada pelo jornal Seng Tou, de Hong Kong, citada em Macau pelo Si Man e traduzida pelo semanário Clarim. Tudo em Julho de 1965. O Cônsul de Portugal em Hong Kong à data, Eduardo Condé, fez então chegar a informação ao governo de Lisboa, que nessa altura seguia já com especial interesse tudo o que dissesse respeito ao Canídromo em Macau (ver texto principal).

1965-07-10-chou-en-lai-contra-galgos

De acordo com o jornal Seng Tou, na tradução publicada pelo Clarim, Zhou Enlai “queixou-se amargamente contra o jogo das corridas de galgos, porque esse jogo corrompe o pensamento das classes operárias e promove o afastamento das suas reuniões ‘educativas’ que costumam realizar-se no fim de cada semana, segundo é do seu conhecimento”.

“Este afastamento”, depreendia o primeiro-ministro chinês, devia-se ao facto de “todos eles (membros da classe operária) ficarem em casa à escuta dos postos transmissores que comunicam os resultados das corridas e respectivos prognósticos”.

Desconhece-se quem tenha sido o interlocutor de Zhou Enlai, bem como a reacção das autoridades de Macau à oposição expressa pelo chefe do governo chinês contra as corridas de galgos. Mas no Canídromo nada mudou. Ironicamente, à frente da sua gestão estava então Ho Yin, representante oficioso em Macau do governo chinês e, nessa qualidade, frequente interlocutor de Zhou Enlai e Mao Zedong nas suas deslocações de trabalho a Pequim.

 

R.P.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s