Rosenqvist: Correr em Macau é “a melhor sensação de sempre”

Vencedor da prova de Fórmula 3 nas duas últimas edições do Grande Prémio de Macau, o sueco Felix Rosenqvist revela, em entrevista, os segredos do circuito citadino da Guia. O piloto escandinavo explica porque razão o traçado do território é especial e o que distingue uma vitória em Macau de um triunfo num campeonato.

1-rosenqvistmacau

O circuito da Guia “é estreito, extremamente rápido e requer muito respeito”. Quem o diz é Felix Rosenqvist, piloto sueco que já venceu por duas vezes a prova de Fórmula 3 do Grande Prémio de Macau e que tem como incomparável a sensação de vencer naquele que é para muitos o mais emblemático evento do desporto motorizado do continente asiático. Na Guia, o piloto alcançou o que considera o “maior motivo de orgulho” da sua carreira até ao momento.

Vencedor do Europeu de Fórmula 3 em 2015, o piloto sueco, de 24 anos, é um dos nomes inscritos para a Taça do Mundo de Fórmula 3, que se disputa em Macau, onde, de resto, triunfou nas últimas duas edições. Apesar de se ter sagrado campeão da Europa no ano passado, Rosenqvist não tem dúvidas: “Olhando para a minha curta carreira, aquilo de que mais me orgulho até agora foi o que alcancei em Macau. Vencer um campeonato é uma coisa diferente de vencer em Macau. Ganhar um campeonato é mais alívio do que outra coisa, por tudo o que se trabalhou ao longo de toda uma temporada. Mas Macau é diferente. É um misto de sorte e loucura. É muita coisa a acontecer num fim-de-semana, mas quando conseguimos aquela vitória, é algo muito, muito especial”, afirma o piloto, em entrevista publicada no site Motorsport.com. Rosenqvist considera as vitórias na Guia, dentro do seu palmarés, como as mais saborosas: “São aquelas que mais orgulhoso me deixam”.

Na sua terceira temporada a competir no Europeu de Fórmula 3, Rosenqvist correu em Macau nada menos do que cinco vezes e chega este ano trazendo na bagagem a esperança de se tornar o primeiro piloto a alcançar a terceira vitória consecutivo na Guia. John MacDonald, inglês que corria em representação da então colónia britânica de Hong Kong, é o único com mais de dois títulos em Macau, somando quatro (1965, 1972, 1973 e 1975), mas apenas dois deles foram conquistados em anos consecutivos.

 

O que é preciso para triunfar em Macau

 

Para vencer em Macau, um piloto tem de reunir um misto de coragem e inteligência, considera Rosenqvist. “Não basta ter uma coisa ou outra. É preciso uma mistura das duas. É preciso ter um grande controlo e saber aquilo que se é capaz de fazer, conhecer os próprios limites”, afirma, revelando também o seu trecho favorito no circuito da Guia: “Quando passamos pelos SS da Solidão no meio do segundo sector, o carro praticamente descola do asfalto. Na qualificação, quando temos pneus novos, voamos nessa zona e é uma sensação porreira. Atingimos mais de 200 quilómetros por hora e é espectacular”, admite.

Na entrevista, registada em vídeo, o sueco descreve ainda o circuito como sendo “estreito e extremamente rápido” e assinala ainda que “tem muitas curvas perigosas”, pelo que “requer muito respeito”. Para vencer, é preciso ser cauteloso, mas nos treinos cronometrados, há que arriscar, defende: “Na qualificação é preciso dar tudo e é a melhor sensação de sempre. Nunca te sentes tão vivo como quando fazes uma volta de qualificação em Macau”, afirma.

No próximo Grande Prémio de Macau, que se disputa de 17 a 20 de Novembro, Rosenqvist irá competir ao lado de 29 outros pilotos de Fórmula 3 de todo o mundo, incluindo quatro dos principais executantes do Europeu deste ano, além do recém-sagrado campeão japonês de F3, Kenta Yamashita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s