Governo Central faz doações de 2 mil milhões de yuan e perdoa dívidas

1-forum

O Governo Central vai doar 2 mil milhões de yuan a Angola, a Moçambique, a Cabo Verde, à Guiné-Bissau e a Timor-Leste. Esta foi igualmente uma das 18 medidas anunciadas ontem por Li Keqiang e tem como objectivo “apoiar os projectos relativos ao bem-estar dos seus povos e ao interesse dos próprios países, nas áreas de agricultura, facilitação do comércio e investimento, prevenção e combate à malária”.

Os Países de Língua Portuguesa em África e na Ásia vão igualmente ver empréstimos anteriores sem juros perdoados, num total de 500 milhões de yuans. Estas medidas juntam-se às linhas de crédito em condições especiais no valor de pelo menos 2 mil milhões de yuan que também foram anunciadas ontem (ver texto principal).

Contudo a cooperação entre os vários países não se limita apenas à vertente financeira. O Governo Central vai também oferecer aos parceiros 2000 vagas de formação em diversas áreas, assim como 2500 vagas para candidaturas a bolsas de estudo atribuídas por Pequim.

Outra novidade é o facto da China tencionar avançar nos Países de Língua Portuguesa com a criação de Centros Culturais da China, de forma a promover a sua cultura e possibilitar uma maior intercâmbio cultural com os parceiras do Fórum Macau.

Já no que diz respeito às medidas para fortalecerem o papel de Macau como plataforma, o Governo Central quer que o Território se assuma como um centro de serviços financeiros, de forma a fornecer os apoios monetários para as cooperações empresariais. Vai igualmente ser estabelecida a Confederação dos Empresários da China e dos Países de Língua Portuguesa, com o secretariado em Macau.

Em Macau vão ser igualmente criados o Centro de Intercâmbio Cultural, o Centro de Intercâmbio sobre a Inovação e o Empreendedorismo dos Jovens entre a China e os Países de Língua Portuguesa, uma base de formação de profissionais bilingues em chinês e português e ainda o Complexo da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os parceiros de Língua Portuguesa. Porém não foram ainda revelados mais detalhes relativamente a estes projectos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s